21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalNovo livro de Nina Tubino, Caminhos dos alemães no Brasil, no Instituto...

Novo livro de Nina Tubino, Caminhos dos alemães no Brasil, no Instituto Histórico

Publicado em

No Instituto Histórico e Geográfico do DF, Nina Tubino (88) lança seu novo livro que fala, de maneira rápida, sobre o papel dos germânicos em nosso país.

Um leve passeio pela história do Brasil. Essa é a proposta da professora e jornalista Nina Tubino, que lançará seu terceiro livro sobre a presença dos alemães no Brasil – Caminhos dos alemães no Brasil, sua vidas, suas histórias (Tagore Editora, 112 páginas, R$ 42,00) – na quinta-feira, 1º de setembro, às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico do DF (SEPS EQ 703/903 Conjunto C ). “O livro chega em boa hora visto que estamos num ano em que estamos muito atentos a questões afeitas à nossa trajetória, em especial a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil”, fala o editor Victor Tagore.

“Eu posso dizer que esse meu interesse profundo sobre a trajetória dos alemães no Brasil vem desde os meus 14 anos de idade (hoje estou com 88).  Eu já conhecia o relatado por meu pai, toda a história da saga dos alemães que chegavam ao Brasil no Vale do Sinos, na cidade hoje chamada de São Leopoldo”. explica a autora, que é Bacharel em História e Geografia, com especialização em História Política e Econômica do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nina Tubino alega que o seu objetivo, ao resgatar a caminhada dos alemães e seus descendentes pelo Brasil, foi o de mostrar o lado pouco conhecido, embora economicamente significativo do estrangeiro, com ênfase para o germânico, na construção do Brasil Império. Ela explica que a história vai sendo construída sempre calcada em fatos, homens e terras, independentemente das origens cuja fisionomia está impregnada com as cores da miscigenação.

“Fui várias vezes à Alemanha pesquisar nos arquivos históricos, primeiro de minha família, depois estendi a pesquisa, para uma busca mais abrangente. Estou muito satisfeita. Nos últimos anos enfrentei vários problemas de saúde e por lançar este livro  ”, revela Nina Tubino.
A obra

Este livro retrata um Brasil ainda pouco conhecido. É a história de um povo que deixou sua pátria para construir uma vida nova em um grande e jovem país. Vieram trazendo na bagagem sonhos, esperança. Eram jovens e fortes, o clima propiciou o cultivo da terra ainda virgem.

Na terra nova não faltaram dificuldades e muito trabalho. Aos poucos foram vencendo

a saudade da pátria, e da família. O trabalho era árduo, porém a vontade de abrir caminhos,
vencer, enfrentar o desconhecido, plantar a roça, um trabalho para gigantes. O colono
dizia: faz parte, temos força e braços para trabalhar e vencer. E venceram. Formaram vilas,
fundaram cidades, criaram indústrias e desenvolveram o comércio. E muito mais fizeram os
alemães. Com eles, vieram junto a modernidade, as novas técnicas para a agricultura e para
indústria que hoje faz parte do Brasil.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro ” Caminhos dos alemães no Brasil, sua vidas, suas histórias (Tagore Editora, 112 páginas, R$ 42,00)
Quando: Quinta-feira, 1º de setembro, às 19h
Aonde: Instituto Histórico e Geográfico do DF (SEPS EQ 703/903 Conjunto C )
Informações: (61) 98440-1100

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar