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Gama recebe Seminário Nacional de Teatro de Bonecos

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De 28 de junho a 07 de julho, grupos do DF, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo discutirão as múltiplas possibilidades do teatro de animação.



Começa nesta terça (28/06) e vai até a quinta (07/07), o Seminário Nacional de Teatro de Bonecos do Gama (SENANECO), evento voltado para a qualificação e promoção na área da cultura com participação de grupos locais e nacionais que desenvolvem e pesquisam o teatro de bonecos a ser realizada na região administrativa do Gama DF. A atividade formativa recebeu o apoio da FUNARTE por meio de um termo de fomento firmado com a companhia Voar Arte Para infância e juventude.

Hoje no Brasil há escassez de encontros de formação para bonequeiros e formação de plateia, o Seminário Nacional de Teatro de Bonecos pretende contribuir e em suprir a necessidade de qualificar e fomentar artistas, gestores e técnicos atuantes na arte do teatro de bonecos, promovendo formação de plateia para inclusão e o acesso da população caracterizada pelo pequeno acesso às produções teatrais.

Segundo o curador do SENANECO, Marco Augusto de Rezende, o evento almeja qualificar profissionais atuantes na arte do teatro de bonecos; Promover a inclusão e o acesso; gerar formação baseada na vocação cultural e turística da cidade do Gama DF que tem tradição no teatro de bonecos, promovendo a geração de renda para os produtores culturais; incentivar o teatro de bonecos popular reconhecido pelo registro como bem imaterial do Brasil pelo IPHAN, bom como outras expressões do teatro de animação.

“O Seminário Nacional de Teatro de Bonecos visa contribuir em gerar formação organizacional para grupos que promovem a diversidade cultural no campo do teatro de formas animadas que inclui várias técnicas de animação de objetos para realização de uma obra teatral conhecida popularmente como teatro de bonecos. O SENANECO também visa fomentar a produção cultural, bem como promover a inclusão cultural proporcionando a fruição e o amplo acesso de pessoas às produções teatrais e atividades formativas da programação”, explica o curador.

A programação poder ser acessada pelo site www.senaneco.com.br ou pelo Instagram  @voarteatrodeboneco

Informações: 99901-3822

Programação
Dia 28 de junho no espaço Voar às 10h.
Espetáculo: Os Meninos Verdes – Grupo Voar Teatro de Bonecos – DF
Utilizando atores e bonecos, fala da história e da obra de Cora Coralina, autora goiana que irradia a beleza e o lirismo do cerrado e transmite valores da vida interiorana. A pesquisa do grupo resultou num espetáculo de beleza e conteúdo literário, com cenas ricas em poesia visual, relacionadas com a experiência da infância, onde o lúdico impera.

Dia 28 de junho no espaço Voar às 19h.
Palestra: Processo criativo do Espetáculo “Fio de Pão, a Lenda da Cobra Norato” da criação à pesquisa artística In Bust Teatro com Bonecos – PA

Apresentação do processo artístico do grupo através deste espetáculo, apontando os desdobramentos de um trabalho em teatro com bonecos e pesquisa em artes. o grupo de teatro utiliza a animação de bonecos como matéria prima. O boneco é a base da criação, o foco da encenação, é a partir dele que o espetáculo vai se desenvolver. Porém o ator complementa a cena e facilita a trama

Dia 29 de Junho teatro Paulo Gracindo SESC Gama às 14h40.
Palestra: Bagagem, 04 décadas, Bagagem Cia. de Bonecos – DF

O grupo atua há 40 anos na cidade de Gama – DF, onde desenvolve peças de teatro de bonecos, confecção e montagem de espetáculos em diversas técnicas.  A partir da experiência do grupo, será realizada palestra expositiva, em forma de roda de conversa, onde será relacionado teoria e prática, utilizando-se de bonecos do acervo do grupo, fotos e matérias de jornais em painéis impressos, para ilustrar o tema tratado, será explanado sobre a História do grupo, sua experiência em criação cênica.  Buscaremos demonstrar a formas de confecção e manipulação, além de tratar de como é criada a dramaturgia do grupo.

A palestra se desenvolverá a partir da interação do grupo com os participantes, o Público-alvo serão: estudantes de arte, estudantes em geral, artistas, professores e pessoas que se interessam pelo tema.

Dia 30 de Junho no Espaço Voar às 19h.
Palestra: Processo de Criação de formas animadas, Cia Truks – SP
Mediação: Leonardo BragaA Cia Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos em teatros, escolas, empresas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. Não somente, já se apresentou em mais de uma dezena de países, representando o Brasil em diversos festivais internacionais. O grupo é referência nacional na arte do Teatro de Animação, bem como um dos principais expoentes do bom teatro para crianças no Brasil. Recebeu mais de 40 indicações, entre prêmios e menções honrosas. Truks, ainda, coordenou o CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICA DO TEATRO DE ANIMAÇÃO DE SÃO PAULO, espaço de referência desta linguagem artística, em projeto da Prefeitura de São Paulo, entre 2002 e 2012.

A Cia Truks ministra cursos e oficinas sobre a arte do Teatro de Animação em todo o país. Não somente, presta assessoria a grupos e profissionais, também de todo o Brasil, em suas montagens e ou pesquisas cênicas. A temática da palestra/bate-papo será sobre o processo criativo e o teatro de animação como forma de comunicação.

Dia 01 de Julho no espaço Voar às 10h.
Espetáculo: Vida de retirante, Marionetes Gui – DF

O espetáculo “Vida de Retirante” conta a estória de uma jornada de vida e a realização de um grande sonho do nordestino Sivirino Januário “o Coisa Boa”, que é se tornar um artista popular brasileiro de “raiz”. Um tocador de sanfona nato, que pudesse levar sua música, alegria e saúde para todo o planeta. Sivirino, nascido e criado com uma sanfona “colada nos peitos”, encontra personagens da cultura popular em sua jornada de retirante. Palhaços, o caboclo de lança, os brincantes de bonecos e um inusitado tocador de saxofone, são personagens que fazem parte dessa estória que motivou e continua motivando a vida do sanfoneiro Sivirino a continuar na luta pelo encantamento do público e a cura de todo o planeta. “Musica é remédio!”. A arte cura!

Palestra: Fio, ponto de partida, Cia. Titeritar – DF
Logo após o espetáculo

O grupo irá contar um pouco de sua trajetória ao longo de seus 25 anos de atuação, falar o porquê da escolha dos fios como carro chefe da companhia, suas influências. dialogar sobre o processo de criação do espetáculo, onde apresentará os bonecos, trazendo o público para uma viagem com os personagens, apresentar relação direta dos bonecos e a ópera de Serguei Prokofiev: Pedro e o Lobo.

Dia 02 de julho Sábado parque infantil do setor leste às 10h.
Espetáculo:  A Flor do Mamulengo grupo Mamulengo Água de Cacimba – PE

Em “A Flor do Mamulengo”, os bonecos apresentam cenas engraçadas do cotidiano da vida humana e do trabalho no campo, propondo reflexões através do lúdico e criando um espaço poético de interação com o público. O enredo encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A personagem é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional e enfermeira obstétrica, patrimônio vivo do estado de Pernambuco. A brincadeira também traz o boi e a cobra, além dos personagens “Janeiro vai-Janeiro vem”, “Palhaço da Vitória” e “Quitéria”, bonecos de dança do mamulengo pernambucano. A maior parte das músicas que animam a brincadeira são de autoria do grupo, que traz também algumas canções populares, todas tocadas ao vivo.

Dia 02 de julho parque infantil do setor leste às 11h
Espetáculo: [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe

[Histórias encaixotadas] é uma composição de dois espetáculos de Teatro Lambe-lambe inspirados em obras de artes icônicas. O “Abaporu” de Tarsila do Amaral, símbolo do modernismo brasileiro e “Guernica” de Pablo Picasso, uma das maiores obras de protesto social já criadas, são pontos de partidas para duas narrativas visuais e sonoras, que acontecem em poucos minutos e que são apresentadas para um espectador por vez, valendo-se da poética das pequenas formas e das características de síntese do Teatro Lambe-lambe.

[Tupi or not Tupi?] | João Darte

O “Abaporu”, homem que come gente, obra da brasileira Tarsila do Amaral, apresenta pés e braços disformes se comparados ao tamanho da sua pequena cabeça. Ao encontrar-se com fome diante de um cacto e um sol, o Abaporu precisa aceitar suas origens ou então, reinventar o seu alimento.

[Guerra] Guilherme Hernandes

A partir de “Guernica”, onde o espanhol Pablo Picasso retratou o ataque àquela cidade durante a Guerra Civil Espanhola, novas imagens surgem e movimentam o seu ateliê, criando uma linha tênue entre sonho e realidade. Ou seria pesadelo?

Dia 03 de Julho parque infantil do setor leste às 10h.
Espetáculo: A Vingança De Cassimiro Coco – Circo Boneco e Riso – DF

O grupo Circo Boneco e Riso foi fundado há mais de 30 anos por José André dos Santos (Mestre Zezito) em Juazeiro do Norte. Mestre Zezito tornou-se o palhaço Pilombeta, criativo, encantador de crianças e adultos com números espetaculares de perna-de-pau, trapézio, equilíbrio, etc.
Ainda no circo começou a brincar com teatro de loucos (Mamulengo), bonecos gigantes cantigas de palhaço e sempre ensinando jovens das periferias, das ruas, de grupos diversos, foi nesse meio que conheceu Rosineide de Nazaré, atualmente sua esposa, com quem tem três filhas: Rita de Cássia, Maria e Isabel que completam o grupo nos trabalhos de oficina de brinquedos populares, oficinas teatrais e outros. O grupo nunca se recusou a ajudar quem precisa, ensinando os diversos saberes populares e contribuindo com a formação da sociedade.

Palestra: A Arte Secreta do Mamulengo, Mestre Chico Simões, Mamulengo Presepada – DF
Logo após o espetáculo

“O boneco é anterior ao homem”, segundo Mestre Solon, é impossível precisar a origem do boneco porque ele é anterior ao ser humano e existe realmente em “São Saruê onde vive tudo que se imagina”. Sempre envolto ao mistério e a magia esse brinquedo que acompanha a aventura humana pelo planeta recebe diversos nomes por onde passa; Neuropasta na Grécia Antiga, Karagós na Turquia, Pupae em Roma, Mubarack no Irã, Kasparle na Rússia, Kasper na Alemanha, Pulcinella na Itália e assim por diante o boneco popular ganha também características locais bem definidas.
Se considerarmos que esse teatro chegou ao Brasil com os primeiros navegantes europeus e que a primeira globalização ocorreu nesse momento, vamos compreender e identificar diversas influências que conformam nosso teatro de bonecos popular, patrimônio cultural brasileiro. O boneco em Brasília já tem características próprias que possamos identificar? O que devemos manter e o que devemos mudar em uma tradição para que ela não morra? Esses e outros temas que devem surgir na comunicação direta com o público serão tratados na palestra ou aula/espetáculo.
Para além do que é visto pelo público o brincante do mamulengo realiza sua “dança secreta”, “todo som é música, todo movimento é dança” dizia Núncio Zampela mestre da tradição do Pulcinella esse ancestral do teatro de bonecos popular do ocidente.

Dia 4 de Julho no espaço Voar às 10h.
Espetáculo:  O eterno retorno – a dança com a morte grupo Vale Arvoredo – RS.

O ciclo que nos faz passar de um estado a outro, a volatilidade do tempo e nossa perplexidade diante do inevitável. O duplo surge como desdobramento possível do mesmo. O instante presente e a juventude humana, que transporta consigo a iminência de seu fim.

logo após o espetáculo

Palestra: Sincronicidade e presença perceptiva para habitar um corpo grupo Vale Arvoredo – RS.
Diálogo sobre os recursos e técnicas que mesclam prática do teatro de formas animadas com estudos de movimento e educação somática para a criação e realização da cena apresentada.

Dia 5 de Julho no espaço Voar às 14h.
Espetáculo: Benedito, Abençoado e Bendizido, Mamulengo Fuzuê – DF.

Benedito e Rosinha vivem uma história de amor e luta por trabalho e justiça. Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

Palestra:  Mamulengos de Brasília, Mamulengo Sem Fronteiras – DF.
Logo após o espetáculo.

Diferentemente dos bonequeiros nordestinos, que cresceram assistindo às brincadeiras e, consequentemente, as aprenderam por contato constante desde pequenos, a primeira geração de mamulengueiros do DF conheceu o mamulengo quando já eram adultos, ou quase adultos. Muitos deles já exerciam alguma atividade artística, passando depois a ter vínculo permanente e quase sempre exclusivo com as formas populares tradicionais, usando- as de forma continuada, passando a se auto reconhecerem como “mamulengueiros”.As primeiras notícias que se tem de apresentações de mamulengo no DF datam do período de construção da cidade.

Dia 6 de Julho no espaço voar às 19h.
Palestra: Caminhos e descobertas no teatro de sombras contemporâneo Cia Lumiato teatro de formas animadas – DF

A companhia Lumiato propõe um espaço para compartilhar questionamentos que atravessam os processos criativos de espetáculos de teatro de sombras na atualidade. Nesse sentido abordaremos a reconfiguração dos elementos que compõem a cena, a geração de sentido utilizando signos e símbolos e a consequente transformação das poéticas no teatro de sombras contemporâneo.

Dia 7 de julho no espaço voar às 14h.
Palestra: Descobrindo o espetáculo!  Cia Jorge Crespo – DF
Referente ao desenvolvimento técnico do espetáculo “Tem Gente Que Acredita” aspectos que abrangem desde a criação do boneco e adequação temática da cenografia e iluminação. Como; a apropriação de outras linguagens artísticas em proveito da encenação.

Palestra: Um diálogo sobre o Teatro de Formas Animadas na atualidade – Prof. Dra. Fabiana Lazzari – DF às 19h.
A palestrante especialmente convidada, fará um diálogo sobre o Teatro de Formas Animadas na atualidade. Fabiana Lazzari  é atriz, produtora cultural, arte-educadora e coordenadora de eventos artísticos, Bacharel em Educação Física, Licenciada em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas, Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, SC (Pesquisa específica na linguagem do Teatro de Sombras). Começou a atuar em 1987 no Rio Grande do Sul e desde 1997, já em Florianópolis,  pesquisa o Teatro de Formas Animadas. Em 2004 começou suas pesquisas acadêmicas fazendo parte do Grupo de Estudos de Teatro de Animação CEART/UDESC e desde então vem desenvolvendo artigos, monografia e dissertação assim como ministra oficinas e workshops para difusão da linguagem de Teatro de Formas Animadas.

Palestra:  A forma animada e as poéticas da cidade, Coletivo Entre vazios – DF às 19h40.
Como a forma animada tem ocupado o espaço das cidades? A partir dessa pergunta mobilizadora, faremos um breve levantamento de trabalhos artísticos que ocupam o espaço urbano no âmbito do Distrito Federal, e de dentro e fora do Brasil. A discussão propõe ampliar o modo de relação da forma animada com a cidade, traçando reflexões sobre cenografia, artes visuais, artes cênicas e arte urbana. As poéticas da cidade tem sido o tema mobilizador do Coletivo Entrevazios desde a sua criação em 2014, e ele tem se desdobrado a partir de uma perspectiva artística que propõe o alargamento e ocupação dessas fronteiras artísticas, forjando novos territórios de invenção e troca de subjetividade.

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