Em seu penúltimo ato, “Praga”, o vírus VOCSRAS-2, criado por um cientista louco desempenhado por Bryan Day – inventor de instrumentos e curador musical do Exploratorium Museum de San Francisco – ameaça a vida neste mundo. Agora, os músicos-jogadores vão colaborar entre si para achar uma cura para essa pandemia virtual. Entretanto, sem apoio do público dificilmente vencerão essa devastadora pandemia.
O encerramento da rpg-ópera se dá na peça “Grande Filtro”, baseada na análise do Paradoxo de Fermi por Robin Hanson. Segundo esses teóricos, a ausência de contato com vida inteligente alienígena, a despeito da existência de milhões de planetas habitáveis no cosmos, indica que a humanidade e as populações tecnologicamente desenvolvidas possuem grandes desafios para sobreviverem e prosperarem ao ponto de fazer contato com outras civilizações. Trata-se de problemas como a fome e a desigualdade social, a poluição, o uso sustentável de energia, as pragas, até a coexistência pacífica entre as nações.
Vários povos na história humana (assim como na história sdruwesiana) pereceram e entraram em colapso por não terem o que era necessário para superarem esses grandes filtros. Nessa peça, a BSBLOrk chama o público a refletir sobre a sorte da humanidade participando da definição do destino de SDRUWS.
O que é a BSBLOrk
Nos 10 anos desde sua concepção como produto da pesquisa de doutorado de seu fundador e principal programador, Eufrasio Prates, a Orquestra de Laptops de Brasília tornou-se tanto uma figura presente na cena eletrônica e experimental brasiliense, quanto uma frente pioneira ferrenha e desafiante de novas ideias e tecnologias de composição.
A orquestra em si é um coletivo livre e mutante que, ao longo dos anos, agregou uma variedade de músicos – de formação e amadores, eletrônicos e acústicos, experimentais ou apenas curiosos e abertos – que participaram em uma variedade de performances e colaborações.
Muitos desses músicos já apareceram sob outras identidades no selo Dionysian Industrial Complex nos últimos anos. O próprio Eufrasio exorcizou sua identidade heavy-metal , e colaborou como membro do trio Bioborgs e ainda com um supergrupo maior na Enantiordomia.
Apesar disso, é a BSBLOrk que representa e demonstra toda a extensão do cometimento de Prates com uma estratégia vanguardista: sua ambição em empurrar tanto músicos quanto públicos para além das regras e convenções que eles já conhecem e explorar novas formas de se fazer música.
Mas a BSBLOrk continuamente desafia seus próprios membros e uma boa parte da comunidade de música experimental, insistindo que resistamos à tentação de fazer o fácil e previsível. A BSBLOrk mostra que você pode ter coragem de continuar explorando além das fronteiras, que você pode abarcar tanto as regras quanto a sua quebra, e explorar novas formas de ordem e caos, e finalmente encontrar ali mundos sonoros. Estes são também seu próprio mundo, escutado de uma nova maneira.
Este álbum, no formato de CD físico, graças à coragem e apoio do selo estadunidense Public Eyesore, de Bryan Day, é uma celebração e documentação bem-vinda dos primeiros 10 anos da BSBLOrk. Ele nos lembra o que a orquestra conquistou até agora, mas também nos dá um pequeno vislumbre das potencialidades que esperam para ser exploradas nos próximos 10 anos.
Esse projeto é realizado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Produção: BSBLOrk
Serviço:
Última apresentação será no dia 25 de setembro de 2022 pelo o canal do Youtube
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/
Site: https://www.bsblork.gitlab.io
Instagram: https://www.instagram.com/
Contato: [email protected]
Telefone: 61 98151-9100
Fotos: https://bit.ly/bsblork-imp