Foi lançado, nesta quarta-feira (16/03), o 5º ciclo do Renova-DF.
O programa teve o apoio do Deputado Luís Miranda, que, sozinho, destinou emenda de R$ 12,5 milhões para a efetivação das atividades. O valor é superior às emendas de outros parlamentares.
“O desemprego é, sem dúvida, um dos maiores problemas que vivemos atualmente. Investir na formação profissional para que essas pessoas alcancem vagas com melhor qualificação e que possam ser inseridos no mercado de trabalho é fundamental. É dever de todos que estão na vida pública direcionar os esforços para esse tipo de ação, que é a formação de profissionais e a qualificação dessas pessoas para o mercado”, ressaltou o deputado Luís Miranda.
O Renova-DF oferece cursos práticos de qualificação social e profissional nas áreas de construção civil e jardinagem e é ministrado pelo Senai. Os alunos estudam quatro horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e têm direito a benefícios como auxílio pecuniário no valor equivalente a 1 salário mínimo mensal; vale transporte e seguro contra acidentes pessoais. Para a nova etapa, mais de duas mil famílias serão atendidas.

O secretário do Trabalho, Thales Mendes, lembra que, após o término do programa, os alunos receberão indicações para novas vagas de emprego: “Quando esses alunos se formarem, eles vão receber indicações para vagas de emprego que vêm surgindo no mercado de trabalho, especialmente na área da construção civil”.
Recuperando os espaços públicos
Enquanto se qualificam, os aprendizes recuperam os espaços públicos de Brasília.
Nove regiões administrativas já foram contempladas pelos trabalhos de manutenção feito pelos alunos do RENOVADF: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Arniqueira e Plano Piloto.

