22.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFDesembargador Sérgio Rocha é homenageado com o título de Cidadão Honorário de...

Desembargador Sérgio Rocha é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha, em sessão solene na noite desta quarta-feira (27), no plenário.

O autor da homenagem e presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), disse que o povo de Brasília se engradece com o título concedido a Sérgio Rocha. O parlamentar descreveu sua alegria em conceder a honraria e saudou os familiares do agraciado, presentes no evento. 

O presidente do TRE-DF, desembargador Jair Soares, destacou “a profícua trajetória profissional e cidadã” do homenageado, que é magistrado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) desde 1988 e desembargador desde 2008. Soares citou que ambos tomaram posse em abril deste ano para a administração do TRE-DF e, desde então, pôde acompanhar de perto a dedicação de Sérgio Rocha. “Tornar-se cidadão honorário de Brasília é honraria que coroa e reconhece os esforços demandados em sua carreira jurídica para termos uma sociedade mais justa”, parabenizou. 

Já o desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), elogiou não apenas o trabalho desenvolvido por Sérgio Rocha nos tribunais, mas também sua simplicidade e cultura.  
Do mesmo modo, o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, manifestou sua admiração pelo homenageado, especialmente pela “promoção da justiça no DF”, ao considerar mais do que justa a homenagem da CLDF. “É uma alegria muito grande compartilhar este momento em razão do apreço que tenho pelo desembargador”, reforçou.
 

 

Por sua vez, o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, salientou que o desembargador Sérgio Rocha “se preocupa com o social, com as pessoas em situação de vulnerabilidade e com a aplicação da justiça da maneira mais eficiente”. Ele registrou seu respeito pelo trabalho de excelência de Sérgio Rocha, ao narrar a liderança do homenageado no núcleo de mediação. 

Em uníssono, o vice-procurador-geral de Justiça Institucional do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Antônio Marcos Dezan, elencou seu respeito e admiração pelo desembargador Sérgio Rocha. Ao apontar o profundo comprometimento com os valores republicanos na gestão do TRE-DF, Dezan ressaltou que a honraria da CLDF “simboliza o reconhecimento de sua relevante trajetória no fortalecimento da justiça e no aperfeiçoamento das instituições democráticas da capital”.

Durante a sessão solene, foi apresentado um vídeo em homenagem ao desembargador Sérgio Rocha, produzido pela TV Distrital, com depoimentos de familiares, amigos e colegas. 

Agradecimentos

Ao agradecer a homenagem da CLDF, o desembargador Sérgio Rocha descreveu sua emoção em receber o “título de significado profundo e especialíssimo”. Ele pontuou: “A cidade que eu adotei como minha, agora, nesse momento, me adota como seu filho. Eu amo Brasília”. O desembargador contou sua história de vida e sua trajetória profissional, e agradeceu a presença de todos na solenidade.

Diversos juízes, desembargadores e secretários de estado, entre outras autoridades locais, participaram do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.
 

Carreira

Natural de Natural de Apucarana (PR), Sérgio Rocha graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (PR), em 1984, e, desde então, construiu uma brilhante carreira. Nomeado juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em 1998, foi promovido a juiz de direito em 2001 e ao cargo de desembargador em 2008. Foi eleito, em 2022, para o cargo de 2º Vice-Presidente do TJDFT para o biênio 2022/2024, e membro do TRE-DF para o biênio 2024/2026, tribunal onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

 

 

No magistério, atuou como professor de Direito Processual Civil em cursos de graduação e de pós-graduação. Entre outros títulos, recebeu comendas da ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios nos graus Grã-Cruz e Grão-Colar, medalha de Mérito Eleitoral do Distrito Federal, medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e medalha Mérito Integração Segurança Pública.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar