27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCCJ aprova honrarias a secretário e líderes religiosos

CCJ aprova honrarias a secretário e líderes religiosos

Publicado em

Foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa dois projetos que concedem o Título de Cidadão Honorário de Brasília (TCHB) e um de Cidadão Benemérito de Brasília. As aprovações ocorreram durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (24).

O PDL nº 101/2024, de autoria do deputado Pastor Daniel de Castro (Progressistas), concede o TCHB a Valdecy Vieira da Silva. 

Valdecy é natural da cidade de Ceres, no Estado de Goiás e mudou-se para Brasília em março de 1974, onde teve uma carreira profissional e de líder religioso bem-sucedidas. Atualmente, o homenageado ocupa o cargo de presidente da Assembleia de Deus de Brazlândia, destacando-se com participação ativa em diversas obras de caridade e projetos sociais.

Já o PDL nº 112/2024, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União), dá o TCHB a Ney Ferraz Júnior, secretário de Economia do Distrito Federal.

Nascido em Teresina (PI), atualmente ocupa o cargo de secretário de Estado de Economia do Distrito Federal. “Ele é um profissional exemplar que dedicou sua carreira ao serviço público e ao desenvolvimento da nossa capital. Sua ampla experiência como servidor público federal, professor e gestor em várias áreas, incluindo economia e previdência, o coloca em uma posição única para receber o título de cidadão honorário de Brasília. Ao longo de sua trajetória, Ney demonstrou comprometimento e competência”, afirma Pedrosa na justificativa da proposta.

Ney Ferraz também atuou como presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Distrito Federal (IPREV/DF) e acumulou interinamente a presidência do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Distrito Federal (INAS/DF).
 

 

Durante a votação, o deputado Robério Negreiros (PSD) manifestou sua admiração pelo trabalho do secretário. “Conseguiu constituir uma equipe bastante profícua em termos de trabalho e tenho visto muitas operações de descaminho em que o DF vinha perdendo arrecadação e o secretário e sua equipe têm feito isso”, afirmou o deputado.

Por fim, foi aprovado o PDL nº 59/2023, do deputado Wellington Luiz (MDB), que agracia com o título de Cidadão Benemérito de Brasília o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil Dom Marcony Vinícius Ferreira.
 

 

“Dom Marcony é amplamente conhecido de todos nós do Distrito Federal, especialmente quando era vigário da Catedral de Brasília. Uma pessoa muito querida e um homem de fé”, declarou o deputado Chico Vigilante (PT).

Nascido em março de 1964, em Brasília, Marcony Vinícius Ferreira foi o primeiro sacerdote ordenado na Arquidiocese em que nasceu. Estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília.
 

Em dezembro de 1988 foi ordenado sacerdote por Dom José Freire Falcão, no Santuário Dom Bosco. Em fevereiro de 2014 foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo cardeal arcebispo emérito de Brasília, Dom Falcão. Em março de 2022, foi nomeado, pelo Papa Francisco, como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar