Com o tema “Comunicação Efetiva e Trabalho em Equipe”, neste ano a Campanha Abril Pela Segurança do Paciente traz a abordagem sobre a importância de haver uma comunicação eficiente e segura entre os colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e todos os usuários de suas unidades.
Nesta sexta-feira (19), a campanha teve início no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e ocorreu durante todo o dia. Quem chegava à portaria principal, tanto colaborador quanto paciente, era convidado a saber um pouco mais sobre o tema.
Foram realizadas dinâmicas com os colaboradores para que eles saibam a importância do trabalho em conjunto e reforçamos com os pacientes a importância de esclarecer tudo durante o atendimento, perguntar sobre medicação, exames, diagnóstico, tratamento, entre outras dúvidas que possam surgir.
“Todo ano temos um tema diferente e este ano queremos ressaltar a importância da comunicação entre paciente e equipe dentro do ambiente hospitalar. Temos que envolver o paciente no cuidado e deixar claro que a instituição se importa com a segurança e bem-estar dele durante seu atendimento”, explica a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRSM, Giselle Campos.
Segundo ela, com os colaboradores a abordagem foi focada na questão do prontuário eletrônico, comunicação intersetorial e na hora da passagem de plantão. Além das informações que devem ser repassadas aos pacientes sobre seu cuidado.
A ação da campanha Abril Pela Segurança do Paciente será realizada em todas as unidades geridas pelo IgesDF. A abertura ocorreu no HRSM mas, na próxima terça-feira (23), será a vez de tratar o tema no Hospital Cidade do Sol (HSol). Já nos dias 25 e 26 serão as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital de Base que vão receber a ação.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília