Em edição especial, o Remoda acontece no dia 12 de julho com desfile autoral, oficinas, DJs e gastronomia
A moda sustentável e a criatividade periférica ganham espaço na Ceilândia no próximo dia 12 de julho, com a realização de uma edição especial do Remoda – Feira de Brechós: Festival de Moda Circular. O evento, que terá peças a partir de R$ 5, acontece das 11h às 18h na Praça da Estação do Metrô de Ceilândia Centro. A feira reunirá mais de 60 expositores de diversas regiões do Distrito Federal, com o objetivo de promover o consumo consciente, a valorização do trabalho artesanal e o incentivo à moda circular.
Criada em 2021 pela jovem Rafaela Lacerda Fernandes, de 22 anos, moradora da região e estudante de design de moda, a feira surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à moda sustentável e fortalecer a economia local. “Comecei vendendo desapegos meus por necessidade, aos 14 anos, com o brechó virtual ‘Mercado de Pulgas’. Hoje, o Remoda é um espaço de oportunidade para empreendedores e de reflexão para o público sobre o impacto ambiental e social da moda”, conta Rafaela.
A programação do evento é ampla e gratuita. Além da feira de brechós com roupas, acessórios e peças vintage, o público poderá acompanhar desfiles de moda autoral com foco no streetwear, promovidos pelo próprio Remoda, além de um concurso de moda sustentável voltado para estudantes de instituições públicas e privadas. Também estão previstas oficinas de customização com a produtora cultural Jane Alves, roda de conversa com Rafaela Fernandes, e discotecagem dos DJs Fellet, Ocimar e Tânia durante todo o dia. No fim do evento, ainda terá um pocket show dos artistas Rivas e Ravel!
Um dos momentos mais aguardados é o desfile assinado por Rafaela em parceria com a designer Rosangela Moreira Buerger, que contará com intervenção artística do grafiteiro Rivas, nome conhecido na cena cultural do DF. O desfile da marca Maktub e o concurso de moda sustentável, mediados por Rosangela, completam a programação fashion.
“Estou muito feliz em fazer parte dessa revolução da moda, especialmente neste momento em que economizar e cuidar do planeta é cada vez mais importante. A moda sustentável é o futuro, e nós já estamos nele”, afirma Rafaela.
Mais que uma feira, o Remoda se firma como um verdadeiro festival cultural, que une moda, sustentabilidade, gastronomia e arte em um espaço público e acessível. A edição conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Serviço
Remoda – Festival de Moda Circular
Local: Praça da Estação do Metrô – Ceilândia Centro
Data: 12 de julho (sábado)
Horário: Das 11h às 18h
Entrada gratuita
Instagram: @remoda._
Programação
11h às 18h – Feira de brechós, praça de gastronomia e DJs: Fellet, Ocimar e Tânia
14h – Workshop de customização com Jane Alves + Roda de conversa com Rafaela Fernandes
16h – Desfiles autorais (Remoda e Maktub)
Concurso de moda sustentável com estudantes