Prazo para a entrega de documentação dos professores substitutos já está aberto e 3 mil professores efetivos foram convocados
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) intensificou, desde dezembro de 2025, os preparativos para o início do ano letivo de 2026, que irá acolher 448.103 estudantes matriculados na rede pública de ensino. A mobilização envolve equipes de diferentes áreas da Pasta, que atuam de forma integrada para garantir infraestrutura adequada, organização pedagógica, alocação de profissionais e a continuidade do ensino com qualidade, eficiência e segurança nas unidades escolares.
Para 2026, 3 mil professores da Carreira Magistério Público foram nomeados e já entrarão em exercício no começo do ano letivo. A medida representa um reforço expressivo no quadro de docentes da rede pública. Os novos servidores são candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital Normativo nº 31/2022. Nesse certame, a SEEDF já chamou, além dos 3 mil, 5.239 novos servidores das carreiras Magistério Público e Gestão de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).
“As nomeações são fundamentais para garantir o pleno funcionamento da rede pública e para enfrentar a crescente demanda das escolas, sobretudo diante do número expressivo de aposentadorias previstas para os próximos anos”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
DISTRIBUIÇÃO DE PROFESSORES
A SEEDF tem atuado de forma intensa e articulada para garantir a adequada distribuição dos novos professores nas Coordenações Regionais de Ensino. O trabalho envolve estudos técnicos, análise da demanda de cada unidade escolar, considerando número de matrículas e especificidades pedagógicas, além da reorganização do quadro docente, com o objetivo de assegurar que todas as escolas iniciem o ano letivo com profissionais suficientes para atender os estudantes.
As convocações dos novos docentes efetivos contemplam diversas áreas do conhecimento, com destaque para Atividades (918 professores), Educação Física (535), Língua Portuguesa (404) e Artes (240). Também foram nomeados docentes para Língua Inglesa (140), Biologia (78), Geografia (82), História (71), Filosofia (76), Física (65), Química (79) e Ciências Naturais (79).
Outras áreas atendidas incluem Língua Espanhola (79), Sociologia (46), Informática (30), Enfermagem (27), Letras/Libras (12), Língua Francesa (10), Arquitetura (6), Administração (7) e Língua Japonesa (4), além de campos específicos como Construção Civil, Contabilidade, Direito, Matemática, Música/Clarineta, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia.

PROGRAMA CARÊNCIA ZERO
A rede pública do DF apresenta uma demanda constante por novos professores devido às aposentadorias e ampliação da oferta. A recomposição é feita de duas formas: por meio das nomeações de servidores efetivos e pelas contratações de professores substitutos, para caso de licenças e afastamento legal dos efetivos.
Para garantir que o ano letivo comece sem intercorrências de pessoal, a SEEDF implementou o Programa Carência Zero, para padronizar e tornar mais eficiente o suprimento de carências de regência de classe.
A ideia do Programa é uniformizar critérios, prazos e práticas nas 14 Coordenações Regionais de Ensino, permitindo que as escolas estejam organizadas para o início do ano letivo, com 100% de suas turmas estabelecidas com professores em sala de aula.
Para o ano de 2026, o período para a entrega da documentação dos professores substitutos para 2026 já está aberto. Entre os dias 12 e 28 de janeiro, os docentes poderão enviar toda a documentação por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico (SISPE), uma modernização implementada para dar mais comodidade ao profissional e realizar o trabalho com maior eficiência.
É importante ressaltar que o candidato que recusar bloquear a carência dentre as ofertadas será reposicionado para o final da lista de convocação do Banco de Reservas da CRE.
DE 2019 A 2024, EDUCAÇÃO NOMEOU MAIS DE 12,3 MIL APROVADOS
Em 2024, as nomeações conquistaram um novo recorde: 4.433 profissionais da educação foram nomeados, incluindo 4.022 profissionais da carreira Magistério Público (professores e orientadores) e 411 da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). A marca histórica zerou todo o cadastro reserva previsto em edital.
Em 2023 esse número alcançou um total de 4.538 nomeações. Já em 2022 foram 515; em 2021 foram 1.158 provimentos; em 2020 foram 1.105; e em 2019 esse número fechou em 589 nomeações.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou a importância desse esforço conjunto: “Nosso foco é garantir que cada aluno da rede pública tenha um professor na sala de aula desde o primeiro dia. Essa iniciativa demonstra nosso zelo com a organização e a qualidade do ensino oferecido às famílias do Distrito Federal”.







