Estão
abertas até o dia 26 de agosto, pelo link
https://forms.gle/yi7MrxARD8TfEyud9, as
inscrições para
cursos gratuitos no contraturno escolar para crianças e adolescentes. O Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF) oferece
cursos, com vagas limitadas, na ESCOLA LIVRE VOAR, de Robótica e Cultura Maker (13 a 18 anos), Teatro para Crianças (6 a 12 anos), Teatro para Adolescentes (13 a 18 anos), Musicalização para Crianças (6 a 12 anos), Hip-Hop (13 a 18 anos) e Capoeira (6 a 12 anos). Informações pelo WhatsApp: (61) 99247-2448.
Este projeto é parte do programa Olhos d’Água de formação em arte e cultura, uma iniciativa do Ministério da Cultura, inserida nas Políticas de Formação Artística. Selecionada por edital público, a Escola Livre Voar integra uma rede nacional de 68 escolas livres, organizada pela Secretaria de Formação, Livro e Leitura do MinC (Sefli), que abrange todas as linguagens da arte e da cultura nas cinco regiões do Brasil.
O coordenador-geral do projeto, Marco Augusto de Rezende, explica que as aulas começam no dia 26 de agosto e se estendem até o final de novembro, culminando em uma mostra de resultados onde os participantes poderão apresentar o que aprenderam para suas famílias e a comunidade.
” Essa é uma boa oportunidade para complementar a educação de crianças e adolescentes com arte, cultura e tecnologia em contraturno escolar, nos turnos matutino e vespertino, promovendo habilidades essenciais para seu crescimento pessoal e educacional“, diz Marco.
Professores e Conteúdo
João Paulo Machado– ator, arte educador e professor do curso gratuito de teatro da Escola Livre Voar. Possui experiências profissionais com teatro, atuação para câmera, circo, escrita de roteiros, contação de histórias, mediação de exposições de arte, ministrando aulas e oficinas para público de todas as idades, e com diversas outras linguagens artísticas em variados âmbitos culturais/educacionais. As aulas de teatro contarão com jogos, dinâmicas corporais, improvisações de cenas, exercícios para construção de personagens, pesquisas para a preparação do artista cênico, provocações criativas e muita diversão.
– Teatro para Crianças: Introdução ao teatro com jogos dramáticos, expressão corporal e interpretação. Desenvolvimento de comunicação, trabalho em equipe e confiança.
– Teatro para Adolescentes:
Técnicas de atuação, improvisação e análise de texto. Exploração da criatividade e expressão pessoal.
Leonardo Corrêa – cantor, fundador e integrante principal do grupo de RAP “Grito Periférico” e professor do curso gratuito de HIP HOP da Escola Livre Voar .
Hip-Hop: noções gerais dos elementos básicos Rap, Grafitti, Dj ‘s, Mc’ s, e Street Dance que desenvolvem habilidades de movimento, ritmo e expressão pessoal. Promove exercício físico e criatividade.
Lucas Rezende – iniciou seus estudos de música e violão aos 10 anos de idade. No ano de 2017 ingressou no nível técnico da EMB-Escola de Música de Brasília, onde estudou violão erudito sob a orientação do Prof. Bosco Oliveira, neste mesmo ano iniciou a graduação de licenciatura em música na UNB-Universidade de Brasília, tendo como professor de violão Eustáquio Grilo. Nos anos de 2021 e 2022 atuou como mediador do curso de guitarra no CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília). Atualmente Lucas Rezende atua como professor de musicalização e violão. E o professor do curso gratuito de Musicalização para Crianças da Escola Livre Voar .
Musicalização para Crianças: Desenvolvimento musical com atividades de ritmo, melodia e harmonia, utilizando instrumentos e jogos musicais.
Francisco Cunha- possui grande interesse por tecnologia, o que o levou a participar de diversas oficinas, feiras e palestras relacionadas ao setor. Esse interesse também o motivou a iniciar o curso de Engenharia Mecatrônica. Em 2022, iniciou um projeto em escolas públicas da região. Realizou atividades práticas e oficinas inspiradas no movimento Cultura Maker, que promove a inovação
educacional baseada no conceito do “faça você mesmo”. Ao longo das atividades, percebeu o impacto positivo no ambiente escolar, pois os alunos tiveram seu primeiro contato com impressoras 3D, máquinas de corte a laser, CNC router, Arduino e robótica. Durante as oficinas, será abordado o papel do movimento maker na educação. Os estudantes serão capacitados para programar e utilizar equipamentos. Durante o processo de aprendizagem, os alunos terão a oportunidade de explorar seu lado criativo e desenvolver seus próprios protótipos tecnológicos. E o professor do curso gratuito de Robótica e Cultura Maker da Escola Livre Voar .
Robótica e Cultura Maker: combinação de robótica com o movimento maker, incentivando criatividade e inovação através de projetos, programação e uso de tecnologia.
Mestre Biliu – formado pelo Mestre Suíno e responsável pelo trabalho do Grupo Candeias, em Brasília desde 2000.
Capoeira: Arte marcial afro-brasileira, patrimônio imaterial do Brasil, que combina dança, música e acrobacias. Promove coordenação motora, ritmo e cultura brasileira, além de incentivar respeito mútuo e trabalho em equipe.
Voar Arte para Infância e Juventude- Realizadora do projeto, a companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.