18.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalDistrito Federal tem opções diversas para quem quer sossego no Carnaval

Distrito Federal tem opções diversas para quem quer sossego no Carnaval

Publicado em

Para quem prefere curtir um Carnaval tranquilo, longe dos confetes e das purpurinas, há destinos no Distrito Federal que garantem um feriado com diversão e sossego. A Agência Brasília reúne algumas alternativas para quem quer fugir da agitação carnavalesca. Entre as opções estão trilhas, cachoeiras, parques, turismo religioso e diversão para toda a família.

A Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) oferece uma série de rotas turísticas com destinos e atrativos para todos os gostos. Voltadas para aqueles que preferem o sossego à muvuca, estão as rotas do Lago Oeste, do Cerrado e a da Paz. Elas reúnem aventuras e passeios na natureza e, para aqueles que buscam a espiritualidade, uma série de templos religiosos. Nos mini guias constam endereços, horários, custo de entrada e telefones de contato de cada local.

“Brasília oferece uma variedade de roteiros que atendem a todos os gostos. Para aqueles que não apreciam ir a festas, pular em bloquinhos ou participar dos festejos mais tradicionais do Carnaval, há a oportunidade de explorar e apreciar outros segmentos do turismo em nossa capital. A Secretaria de Turismo disponibiliza diversas rotas de destinos que oferecem aventura e refúgios em meio à natureza rural, entre outras opções”, destaca o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo.

Amantes da Natureza

Na rota do Lago Oeste, os visitantes têm a oportunidade de fazer passeios, explorar trilhas, descansar e aproveitar a gastronomia do Núcleo Rural Lago Oeste, região pertencente a Sobradinho, que abrange uma área situada entre a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília.

Já a rota do Cerrado é ideal para os amantes da natureza, com opções de locais variadas como a Floresta Nacional de Brasília, Salto do Tororó, Zoológico de Brasília, Chapada Imperial, Jardim Botânico, entre outros.

Se a vontade é de dar um mergulho, o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, é uma ótima opção. A entrada de visitantes é aberta das 6h às 16h, com os portões podendo fechar mais cedo se atingir a lotação máxima (1.500 pessoas). As piscinas funcionam até as 17h. Aventureiros podem explorar alguma das três trilhas do local, com 5 km, 10 km e 15 km de extensão, que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. A entrada custa R$ 18 para brasileiros de 12 a 59 anos, sendo gratuita para crianças até 11 anos e idosos acima de 60 anos.

O Salto do Tororó, localizado entre a BR-251 e a DF-140, em Santa Maria, também é uma alternativa popular. A região é um dos locais mais procurados para banhos de cachoeira e ecoturismo no DF. Bastante frequentado por praticantes de rapel e mountain bike, o local também oferece aventuras para toda a família.

Para aqueles que desejam assistir ao pôr do sol, curtir a natureza e, quem sabe, fazer um piquenique, todos os parques estarão de portas abertas. A Ermida Dom Bosco (aberta todos os dias, das 6h às 20h) e o Parque Morro da Asa Delta (aberto todos os dias, das 6h às 18h), por exemplo, oferecem belas vistas da cidade e extensa área de Cerrado nativo, além de ciclovias, trilhas e vias para caminhada.

Lazer e Paz

As pessoas que preferem um passeio familiar com as crianças, o Jardim Botânico de Brasília funcionará normalmente nos dias 10, 11, 13 e 14, das 9h às 17h. Como de costume, na segunda-feira (12), estará fechado para manutenção. O espaço reúne pontos gastronômicos, oferecendo café da manhã, brunch, almoço e lanches, além de belas paisagens.

Outro ponto que faz a alegria da criançada é a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que estará aberta normalmente, das 8h30 às 17h, com a bilheteria fechando às 16h. Os ingressos de sexta a domingo e feriados custam R$ 10 (inteira).

A Setur também conta com roteiros destinados a quem procura retiro espiritual, místico, com diferentes manifestações culturais, doutrinas e religiões. A rota da Paz reúne diversos templos e igrejas.

Nos mini guias, os visitantes recebem informações sobre lugares como a igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul); o Santuário Dom Bosco (702 Sul) e a Catedral Metropolitana.

O Templo da Boa Vontade, por exemplo, preparou uma programação especial. E ficará aberto todos os dias, das oito da manhã às 20 horas. A nave, ambiente principal, ficará aberta 24 horas para receber os peregrinos.

Fonte: Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar