16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaProrrogado o prazo de inscrições para a 1ª edição do Prêmio Inventários...

Prorrogado o prazo de inscrições para a 1ª edição do Prêmio Inventários Participativos

Publicado em

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20) a prorrogação das inscrições para 1ª edição do Prêmio Inventários Participativos. Os interessados têm até o próximo dia 26 de novembro para realizar a inscrição.

O objetivo é premiar 10 inventários realizados no território nacional que tenham contribuído para o reconhecimento, a preservação, a promoção e a difusão do patrimônio cultural e da memória social de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira. O prêmio tem como finalidade estimular, promover e difundir a realização de inventários participativos como abordagem metodológica e de mobilização social para que os grupos e comunidades possam assumir os processos de identificação, registro e promoção das referências culturais significativas para o território onde vivem.

Serão distribuídos 10 prêmios de R$ 40 mil, nas categorias entidade cultural e coletivo cultural, totalizando R$ 400 mil. O edital e os anexos estão disponíveis para download aqui.

Na quinta-feira (16), o Ibram promoveu uma live tira-dúvidas sobre o 1° Prêmio Inventários Participativos. O evento contou com a participação do diretor do Departamento de Difusão, Financiamento e Economia de Museus, Joel Santana, e da coordenadora de Fomento e Financiamento, Adna Teixeira, e do integrante do Departamento de Processos Museais, Átila Tolentino.

O evento pode ser assistido na íntegra aqui. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Sobre os inventários participativos

Os inventários participativos são uma metodologia que envolve a participação ativa dos grupos, povos e comunidades no processo de identificação, registro e promoção do patrimônio cultural e da memória social. Essa metodologia tem como objetivo garantir que a perspectiva dos próprios detentores do patrimônio seja considerada no processo de salvaguarda.

Os inventários participativos são uma importante ferramenta para a promoção da diversidade cultural e para a construção de sociedades mais justas e inclusivas.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar