20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMárcio Tavares destaca resultados da Cultura para lideranças municipalistas de Santa Catarina

Márcio Tavares destaca resultados da Cultura para lideranças municipalistas de Santa Catarina

Publicado em

O secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, apresentou os principais resultados da Pasta no 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, nesta terça-feira (16). O evento realizado em Brasília, em uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista Social, reuniu mais de 200 lideranças dos municípios com ministros, deputados e demais autoridades do Governo Federal.

“Estamos trabalhando para que a cultura alcance toda a diversidade cultural do país. Com a retomada do MinC pelo presidente Lula e a recente sanção do Sistema Nacional de Cultura temos certeza de que agora União, estados, municípios e sociedade estarão juntos pelo fortalecimento das políticas culturais”, declarou.

A forte adesão do estado de Santa Catarina às iniciativas de fomento cultural foi destacada pelo secretário, que comemorou 97% de participação dos municípios do estado nas Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. “Não importa o tamanho do município, temos um arsenal de iniciativas para dar suporte no acesso às ações de fomento cultural. Numa perspectiva municipalista, adotamos uma diretoria voltada para assistência técnica aos estados e municípios para desmistificar o acesso à essas políticas”, afirmou.

Márcio aproveitou o encontro para apresentar projetos apoiados pela Lei Rouanet: Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville; Desfiles Oktoberfest 2023, de Blumenau; Orquestra Filarmônica Catarinense, de Palhoça; Associação Jorge Lacerda, de Capivari de Baixo, entre outros. “Apesar de ser alvo de muitas notícias falsas, a Lei Rouanet é um dispositivo importante para a manutenção e o fomento de muitas iniciativas culturais do país como um todo. O estado de Santa Catarina teve 382 projetos apoiados com R$ 77,5 milhões em 2023”, completou.

Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas, propor ações e comentar a gestão cultural. O representante do MinC finalizou o evento apresentando os editais que estão abertos e podem contar com a participação dos municípios. Além de comemorar a implantação de sete CEUs da cultura no estado catarinense. As cidades de Barra Velha, Blumenau, Florianópolis, Palhoça, Criciúma, Joinville e Balneário receberão os equipamentos culturais via Novo PAC, com investimento de R$ 18 milhões.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar