25.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaBrasil consolida protagonismo na integração lusófona no Programa CPLP Audiovisual 2025

Brasil consolida protagonismo na integração lusófona no Programa CPLP Audiovisual 2025

Publicado em

O ano de 2025 termina como um marco para a diplomacia cultural e o fortalecimento das indústrias criativas na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com a retomada do investimento brasileiro após seis anos, o Programa CPLP Audiovisual percorreu as suas primeiras etapas de planejamento e operacionalização, culminando em dezembro com a classificação de 79 projetos na fase de pré-seleção das convocatórias nacionais realizadas em 8 países.

Esta terceira edição do programa (2025-2027) é viabilizada com recursos aportados por Brasil, Portugal e Angola, que compõem a coordenação executiva da iniciativa.

Envolvendo uma parceria entre o Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, e a TV Brasil (EBC), o programa lançou suas convocatórias no dia 1º de agosto. Esta edição do Programa divide-se em três eixos: a seleção de projetos das linhas DOCTV (documentários) e FICTV (ficção), o Programa Nossa Língua e o Painel Audiovisual da CPLP, para mapeamento de dados sobre o setor audiovisual no bloco.

Entre agosto e setembro, o período de inscrições mobilizou realizadores de 8 Estados-Membros. Em outubro, foi realizada a fase de deferimento e habilitação documental das 455 propostas inscritas na chamada brasileira, assegurando a conformidade com os requisitos do edital.

Na etapa seguinte, em novembro, o Júri Nacional realizou a pré-seleção dos projetos. No Brasil, o processo resultou na pré-classificação de 16 projetos, sendo 4 telefilmes de 52 minutos e 12 curtas-metragens. Os resultados desta etapa podem ser conferidos aqui.

Oficinas de Capacitação

Os 79 projetos pré-classificados, incluindo as 16 propostas brasileiras, participaram de Oficinas de Capacitação, Desenvolvimento e Avaliação, visando o seu fortalecimento. Essa etapa foi finalizada no dia 19 de dezembro.

As atividades incluíram mentorias especializadas em roteiro e produção. Segundo André Araújo, coordenador-geral de Políticas de Difusão e Internacionalização do MinC, este processo é estratégico: “O que sair desse processo servirá como subsídio para a comissão de seleção que vai eleger os projetos que efetivamente serão apoiados”.

O encerramento das oficinas prepara o terreno para a decisão final. A partir de janeiro, iniciam-se os trabalhos do Júri Internacional que será responsável pela seleção. O anúncio dos projetos que receberão o fomento definitivo e iniciarão sua produção está previsto para março de 2026.

Cada projeto de telefilme selecionado contará com um investimento de 65 mil euros, enquanto os curtas-metragens receberão 18 mil euros cada para sua execução. E todas as obras selecionadas terão exibição garantida nas emissoras públicas da Rede CPLP Audiovisual.

CPLP Audiovisual

O CPLP Audiovisual é uma iniciativa que busca fortalecer a cooperação audiovisual no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Mais do que financiar obras pontuais, através de suas três edições já implementadas, o programa busca estruturar um ecossistema audiovisual comum, reduzindo assimetrias entre os países, ampliando o acesso do público a conteúdos em língua portuguesa e reforçando o audiovisual como instrumento de integração cultural, diplomacia cultural e desenvolvimento econômico.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar