27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaTrabalhadores da Coca-Cola Femsa votarão novas propostas de PLR

Trabalhadores da Coca-Cola Femsa votarão novas propostas de PLR

Publicado em

Trabalhadores da Coca-Cola Femsa votarão novas propostas de PLR

 
Após a fábrica Spal – Indústria Brasileira de Bebidas SA apresentar novos valores aos sindicatos envolvidos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) chama reunião com os sindicatos que deverão convocar assembleia para decidir sobre a proposta, com previsão de decisão na próxima semana

Por Clarice Gulyas

A fábrica Spal – Indústria Brasileira de Bebidas SA, ligada ao grupo Femsa no Brasil, cedeu à ameaça de greve dos cerca de 15 mil trabalhadores, e apresentou novas propostas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos sindicatos dos Estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS). Os novos valores, que se aproximam de 70% do salário médio dos trabalhadores (em torno de R$ 1.700) devem ser votados a partir da próxima semana. A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) comemora o avanço diante da proposta rejeitada dos 25%, mas afirma que a decisão final referente à proposta são dos trabalhadores da ativa do grupo Femsa. A mobilização continuará para cobrar mais transparência e metas realmente atingíveis no processo para 2013. A entidade aposta ainda na criação da secretaria nacional para o setor de bebidas como forma de fortalecer e intensificar a atuação da categoria. A posse dos representantes ocorre durante a 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação da CNTA Afins, nos dias 4, 5 e 6 de março, em Recife (PE).

De acordo com o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, uma reunião entre

a confederação e os sindicatos envolvidos foi realizada nesta segunda (11/2), data para a apresentação das propostas da Coca-Cola Femsa, para avaliar os novos valores a serem pagos aos trabalhadores, a título de PLR e revisão do processo de 2013, com pagamento no próximo ano.

“Valeu a pena a nossa unidade e a não concordância com o posicionamento dos representantes do grupo Femsa, que assinalavam com a proposta de pagar apenas 25% do salário a título de PLR no ano de 2012. Diante da nova posição do grupo, que está apresentando uma proposta próxima de 70% do salário de cada trabalhador, há ainda o compromisso de discutir com os sindicatos mudanças no processo para o ano de 2013. A proposta deve ser levada em assembleia pelos sindicatos aos trabalhadores e em seguida comunicado o resultado à confederação.”, afirma o presidente da CNTA Afins.
 
1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação da CNTA Afins

Dando continuidade à criação das Secretarias Setoriais da Alimentação, iniciada em novembro de 2012, a CNTA Afins realiza nos próximos dias 4, 5 e 6 de março, a 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação, em Recife (PE), no Golden Tulip Recife Palace Hotel. O objetivo do evento é integrar os setores da categoria da Alimentação para definir estratégias de organização e fortalecer a mobilização de aproximadamente 2,7 milhões de trabalhadores em todo o país. A iniciativa prevê a busca constante de melhores condições de trabalho e salários para a categoria, com destaque para o setor frigorífico, que apresenta maior número de trabalhadores e ocorrências de doenças e acidentes ocupacionais. A abertura inclui a posse de 24 representantes para 12 secretarias setoriais. O encontro contará com a presença do representante da União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Agricultura (UITA) para a América Latina, Enildo Iglesias, além de especialistas em Direito, Saúde e Segurança do Trabalho, e palestra sobre motivação e liderança.
Cada secretaria será composta por dois representantes eleitos em cada Estado, atendendo os setores de Açúcar e Derivados; Bebidas e Derivados; Laticínios e Derivados; Carnes, Frios e Derivados; Trigo, Panificação, Confeitaria, Trigo e Derivados; Rações e Concentrados; e Plúrimo (que abrange os setores de Água, Arroz, Doces, Castanhas, Conservas Mandioca, Milho, Pesca, Soja e outros não contemplados nas demais secretarias). Além disto, secretarias voltadas para os movimentos sociais prometem intensificar e ampliar discussões específicas em nível nacional a partir das criações das secretarias da Mulher; da Criança e da Juventude; dos Profissionais do Direito; de Gestão Pública e dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social.

 
Artur Bueno de Camargo comenta caso da Coca-Cola Femsa em vídeo exclusivo para os trabalhadores:

 
 

PLR: COCA-COLA/FEMSA DARÁ RESPOSTA DENTRO DE DEZ DIAShttp://www.cntaafins.org.br/index.php/noticias/noticias-cnta/272-plr-coca-cola-femsa-dar%C3%A1-resposta-dentro-de-dez-dias
 
DADOS
N° aproximado de trabalhadores da Coca-Cola/Femsa no Brasil: 15 mil (divididos em 4 fábricas)
Centros de distribuição da Coca-cola/Femsa: aproximadamente 28
Trabalhadores que atuam na fabricação de refrigerantes e outras bebidas não-alcoolicas: 61.387 / Fonte: Rais/MTE de 2011


 




Assessoria de imprensa da CNTA Afins:
Clarice Gulyas
   (61) 8177 3832 / 3242 6171
MTB 9520 – DRT/DF

Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar