
Com aproximadamente 65 mil habitantes, o Paranoá completou 64 anos nesta sexta (18/10) e a comunidade ganhou uma festa na Praça Central com direito a bolo, música da banda do Corpo de Bombeiros e prestação de serviços sociais.
De acordo com o GDF, a região conta com cerca de R$ 100 milhões investidos em obras, com destaque para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inauguradas neste ano.
Outra obra muito aguardada é o elevado que será construído entre o Itapoã e o Paranoá após o balão de entroncamento das rodovias DF-001 e DF-015, sentido Barragem do Paranoá. O investimento será de R$ 33 milhões e deverá beneficiar cerca de 30 mil motoristas que trafegam pelo local diariamente.
A cidade foi criada por pioneiros em janeiro de 1957, que acamparam no local (que hoje é o Parque Urbano Vivencial) durante a construção da barragem. A Vila Paranoá, como passou a ser chamada na época, continuou após a inauguração da capital em 1960 para conclusão das obras da usina hidrelétrica. Quatro anos depois, a região administrativa (RA VII) foi oficialmente criada.
Da antiga vila, ficaram algumas estruturas públicas, entre elas a caixa d’água e a Igreja São Geraldo. O templo, todo feito em madeira e um dos símbolos da região, é tombado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal.
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília
