O Governo do Distrito Federal (GDF) acaba de anunciar os protocolos e medidas de segurança para retorno das aulas na rede pública, previsto para o dia 2 de agosto.
Entre as principais orientações estão: higienização das escolas, acolhimento dos alunos, manipulação e distribuição da alimentação escolar, e procedimentos padrão para casos de suspeita de Covid-19.
De acordo com o manual, o retorno às aulas será em formato híbrido, dividindo a turma de alunos em dois grupos: um com aulas remotas e outro no formato presencial. A alternância será feita semanalmente, com o objetivo de evitar aglomerações.
Os dias letivos aos sábados serão mantidos 100% remotos para complementar o conteúdo e atingir todas as horas/aula para a conclusão do ano letivo.
As escolas também devem ser higienizadas nas trocas de turnos. E quem apresentar qualquer sintoma de gripe, febre e dor de cabeça deve continuar em casa.
O uso de máscara continua obrigatório dentro de sala de aula, exceto para crianças com idade abaixo de 3 anos matriculadas em creches.
Ao todo, o DF possui 686 instituições públicas, 452 mil alunos e cerca de 40 mil professores. Com o início da pandemia da Covid-19 em 2020, as escolas públicas foram fechadas e em 2021 passaram a funcionar remotamente.
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

