26.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaFeira do Morango vai até o dia 11

Feira do Morango vai até o dia 11

Publicado em

Foto: Emater-DF

Você sabia que o morango é uma hortaliça assim como a alface? A estrela principal da feira que acontece até o dia 11 em Brazlândia traz diversas curiosidades que foram exploradas pela Emater-DF.

O morango tem suas peculiaridades, a começar pelo morangueiro, que é uma planta da família das rosáceas, a mesma das roseiras.

A parte que costumamos chamar de fruta, que é a polpa do morango, é, na verdade, o desenvolvimento de uma parte da flor. Ou seja: o que comemos é um pseudofruto.

A fruta do morangueiro, na verdade, são aqueles pontinhos amarelos ou pretos que vemos do lado de fora dos morangos.

No Distrito Federal, são produzidos 11 tipos de morango, com características próprias que consideram, por exemplo, a época do plantio, tamanho de frutos, ciclos e período de maturação.

A cultura do morango chegou ao DF na década de 1970 por agricultores japoneses vindos da região de Atibaia (SP), assentados pelo Incra, no Projeto Integrado de Colonização Alexandre de Gusmão (Picag), região administrativa de Brazlândia.

A demanda pelo produto aumentou, assim como o potencial econômico da cultura para a região. Com tecnologia e introdução de novas cultivares pela Emater, houve um salto de produção e qualidade no início da década de 1990, até se tornar referência nos dias de hoje.

O DF oferece condições ambientais favoráveis à produção de morangos, principalmente por causa da altitude, em torno de 1.000 m, e do inverno seco com temperaturas amenas.

Atualmente, 226 produtores cultivam morango no DF, divididos entre produção convencional e orgânica. Desses, aproximadamente 95% estão localizados em Brazlândia. Este ano, foram plantados cerca de 150 hectares da planta.

A 25ª edição da Feira do Morango vai até este final de semana, dias 10, 11 e 12, das 10h às 22h, em Brazlândia. O evento é de graça e é realizado pela Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) e organizado pelo Instituto Rosa dos Ventos.

Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar