
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) liberou em caráter experimental a sinalização de livre conversão à direita em três pontos na via L2 Sul, na Asa Sul.
Agora, o condutor vai poder virar à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. A medida não caracteriza infração, já que foi inserida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano passado e passou a valer a partir de abril deste ano. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, evitando retenções.
Os pontos foram escolhidos a partir de estudos técnicos nos acessos das entrequadras 402/403, 407/408 e 412/413 sul.
De acordo com o Detran, os estudos consideraram o fluxo de veículos, de pedestres e a geometria da via, entre outros requisitos. O órgão também destaca que a preferência de travessia continua sendo sempre do pedestre e do ciclista, por isso, é importante que o motorista tenha atenção, reduza a velocidade antes de ultrapassar o semáforo.
Segundo o Art. 44-A do Código Brasileiro de trânsito: É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão, observados os arts. 44, 45 e 70 deste Código. (Incluído pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência).
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agênia Brasília
