26.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaEvite correr riscos ao soltar pipas

Evite correr riscos ao soltar pipas

Publicado em

Foto: Divulgação Neoenergia

Nesse período de seca e muito vento, uma das brincadeiras preferidas da meninada é soltar pipa. E o GDF faz um alerta sobre os riscos de acidentes, principalmente quando a diversão acontece próxima de redes elétricas ou residências, podendo causar curto-circuito, falta de energia ou até mesmo rompimento de cabos.

Outro risco é quanto ao uso do cerol, produto feito à base de raspas de vidro e pó metálico misturados com a cola, que é proibido e pode, inclusive, matar. Algumas das principais vítimas são motocicletas e ciclistas.

O material é também um perigoso condutor de energia elétrica e a situação pode ser ainda pior com o uso da linha chilena, que contém pó de quartzo e óxido de alumínio.

Os cuidados também devem ser redobrados nos dias chuvosos, com relâmpagos e ventos fortes. De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, quando houver qualquer alteração brusca no tempo, o recomendável é recolher a pipa.

O uso e a venda de cerol ou linha chilena no DF é proibido por um lei distrital desde 2018. A multa vai de R$ 100 até R$ 1 mil e o dinheiro será revertido para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar