21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaEmendas parlamentares promovem melhorias em escolas

Emendas parlamentares promovem melhorias em escolas

Publicado em


Distritais têm acompanhado melhoras em visitas

Um dos assuntos debatidos na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quarta-feira (4) foi a melhoria promovida nas escolas públicas por meio de recursos destinados através de emendas parlamentares. O tema foi abordado inicialmente pelo deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), que afirmou ter constatado as melhorias em frequentes visitas a diversas escolas. Veras parabenizou os parlamentares pela destinação dos recursos e acrescentou que a iniciativa está modificando a realidade da infraestrutura das escolas públicas do DF. “Ainda está longe do ideal, mas está muito melhor do que estava nos últimos cinco anos”, avaliou ele.

O deputado Leandro Grass (Rede) também enalteceu a importância das emendas e do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) para a independência das escolas. No entanto, Grass, cobrou maior parceria do governo na liberação dos recursos destinados pelos parlamentares. Segundo ele, no ano passado, o GDF liberou pouco mais de 50% dos recursos destinados. O parlamentar sugeriu que o modelo de descentralização seja adotado em outras pastas, como a saúde, por exemplo. Grass salientou, entretanto, que a iniciativa tem que partir de projeto de autoria do Executivo.

Segurança – Ainda na sessão desta quarta-feira, o deputado Chico Vigilante (PT) denunciou que eventos e shows estão desrespeitando o piso salarial na contratação de seguranças privados. Segundo ele, a diária mínima estabelecida em convenção da categoria é de R$ 158,00, mas os contratantes estão pagamento somente R$ 90,00, “sem direito ao pagamento das passagens”. O parlamentar também reclamou das condições de trabalho oferecidas e informou que o Sindicato dos Vigilantes realizará uma assembleia no próximo dia 16 para exigir o cumprimento da convenção.

Desocupação – Já a deputada Arlete Sampaio (PT) criticou os procedimentos adotados pelo governo em desocupação de área na região de Santa Luzia, na manhã de hoje. De acordo com a distrital, o governo mais uma vez não respeitou as condições básicas preconizadas pelos órgãos de direitos humanos. A parlamentar disse que há relatos de disparo de balas de borracha, desrespeito aos direitos da criança e do adolescente e outras infrações, como ausência do conselho tutelar e destinação de locais para acolhimento das famílias.

Arlete lembrou que a Câmara realizou recentemente uma audiência pública para discutir a situação das ocupações na região de Santa Luzia e na ocasião o governo teria se comprometido a criar um grupo de trabalho, o que não se concretizou. A deputada também informou que ao vetar projeto de sua autoria, em parceria com o deputado Fábio Felix (Psol), sobre desocupação humanizada, o governador Ibaneis Rocha prometeu que chamaria os distritais para discutir a regulamentação do DF Legal, que substituiu a Agefis, mas até o momento o convite não aconteceu.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Carlos Gandra/CLDF   
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar