Dia das crianças: Jogos e livros da Biolúdica são opções
criativas com toque sustentável
criativas com toque sustentável
Bióloga brasiliense cria jogos com abordagens criativas em torno da ciência. Um dos destaques é o livro Labirintos – Parques Nacionais, que concorre ao Prêmio Jabuti
O Dia das Crianças está chegando, que tal presentear os pequenos com jogos que, além de divertidos, contribuem no desenvolvimento intelectual das crianças? Pensando nisso, a Biolúdica, oficina de criação de jogos sobre ciência e meio ambiente para crianças, tem a proposta de oferecer produtos interessantes, instigantes e divertidos, que fazem com que a criançada aprenda sobre temas biológicos brincando. Os jogos Bioquê?, Tsunami, Protetores da Existência na Terra (PET), e Metamorfus, foram Idealizados pela bióloga brasiliense, Nurit Bensusan, que também escreveu os livros Labirintos – Parques Nacionais e Quanto Dura Um Rinoceronte?
O Bioquê? é um jogo de cartas com charadas e desafios biológicos que trazem ilustrações super animadas. O objetivo do jogo é fazer com que as crianças conheçam e consolidem conceitos biológicos de maneira divertida e instigante.
O Tsunami também é um divertido jogo de cartas que tem como objetivo principal formar um ambiente marinho, contando com a ajuda de muitas criaturas do mar que enfrentam ameaças que vão desde a poluição ao tsunami . Ótimo aprendizado sobre o mar e sua conservação!
O PET é um jogo no qual as crianças desafiam umas as outras com os super heróis animais de cada carta. Nesse tipo de trunfo, o jogador observa a força, habilidade, inteligência de cada animal e combatem entre sí. O jogo tem como diferencial mostrar as ameaças ambientais e biotecnológicas, como a pesca do tubarão, a crise dos polinizadores e a clonagem.
O Metamorfus é um jogo de cartas que tem como objetivo juntar os ciclos de vida de animais que fazem metamorfose completa, incompleta e que não fazem metamorfose. Aprendendo brincando, a criança vai assimilando cada fase de desenvolvimento dos animais estampados nas cartas! Você sabe, por exemplo como é a metamorfose da libélula, da abelha e da formiga?
Sobre Nurit Bensusan
Bióloga e engenheira florestal, pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica (http://www.bioludica.com.br), oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes. Participa também do coletivo de ideias Biotrix (http://www.biotrix.com.br ). Com mais de 12 livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo; Meio Ambiente: e eu com isso?; Quanto dura um rinoceronte?; Rio + 20, +21, +22, +23 (da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), e Seria melhor mandar ladrilhar? (Editora Universidade de Brasília e Peirópolis). Foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.
Entrevista em vídeo:
Nurit Bensusan conta como se tornou escritora – Biolúdica
http://www.youtube.com/watch?v=tUXFLGCSpA8
Nurit Bensusan fala sobre o livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais
http://www.youtube.com/watch?v=Wrqp4j4jAJU
Mais informações:
http://www.bioludica.com
Assessoria de Imprensa:
Gulyas Comunicação
Camila Gomes – [email protected]
21. 7950-5868 / 21. 3579-9650
Clarice Gulyas – [email protected]
61.8177-3832
Feed