
Por meio da Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos (Sufir), a Secretaria DF Legal fez 44.165 fiscalizações do início do ano até o momento, que resultaram em 2,4 mil autos de infração, 510 de interdição e 75 apreensões.
O objetivo é diminuir os impactos socioeconômicos e ambientais causados pelo descarte irregular de rejeitos. O descumprimento das normas de transporte e descarte de resíduos pode acarretar multas que variam de R$ 91 a R$ 23 mil, dependendo do volume do resíduo gerado, como resto de construções, por exemplo.
A Secretaria DF Legal lembra que o descarte correto dos resíduos gera oportunidades de emprego para várias famílias que trabalham na recepção, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis, atividades provenientes da coleta seletiva.
Para denunciar irregularidades no descarte de rejeitos, basta entrar em contato com os telefones 162, do Disque Denúncia; 190 (da Polícia Militar) ou 197 (da Polícia Civil). A Ouvidoria do DF também está disponível 24 horas. Todos esses canais garantem anonimato e sigilo ao denunciante.
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

