27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaDeputado protocola representação contra ações da Secretaria de Saúde no combate à...

Deputado protocola representação contra ações da Secretaria de Saúde no combate à dengue

Publicado em

O deputado Leandro Grass (Rede) protocolou, nesta segunda-feira (29), uma representação no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) solicitando apuração da Corte sobre possível negligência por parte da Secretaria de Saúde nas ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O documento foi elaborado com base no aumento das mortes em decorrência da doença e dos altos índices dos casos na população do DF, além de denúncia veiculada na imprensa, na semana passada, sobre o material usado no fumacê – carro utilizado para espalhar produto químico nas cidades.

Segundo reportagem da TV Globo, “o produto que é colocado dentro do fumacê é resultado de uma mistura feita nos fundos de uma garagem da Administração Regional de Taguatinga”. Ainda de acordo com a denúncia, a Secretaria de Saúde armazena tonéis com materiais vencidos misturados a outros dentro da validade.

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostram que, em 2018, o DF registrou 979 casos de dengue. Este ano, foram 10.042, um aumento de 925%. “Mesmo com esses números inadmissíveis, vimos na reportagem as péssimas condições de armazenagem e manipulação do veneno utilizado no fumacê, além da grave denúncia de material vencido. Isso resulta em um potencial de dano imprevisível. Esperamos que o TCDF determine as providências cabíveis para que o DF, por intermédio da Secretaria de Saúde, adote providências necessárias para a prevenção e controle de doenças endêmicas, tais como aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti”, explicou o deputado Leandro Grass.

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar