A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA) participou nesta quarta-feira, 10/05, da Comissão Especial na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), coordenada pelo Deputado Distrital Max Maciel. Os temas abordados foram racismo ambiental, mobilidade, direito a cidade e saneamento básico.
“A SEMA têm acompanhado de maneira ativa e participado das discussões a respeito da qualidade de vida, saneamento, gestão das águas, gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas. Estamos dialogando diretamente com a sociedade civil, por meio das comissões de defesa do meio ambiente, buscando entender as demandas da cidade” explica Glauco Amorim, subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da SEMA.
Segundo o subsecretário, a SEMA empreenderá esforços na execução de projetos, legislações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do DF, sempre em observância ao Plano Distrital de Saneamento Básico, que é um instrumento que prevê plano de ações, projetos, metas e cenários para o saneamento nos próximos 20 anos.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal tem dentre suas competências: definir políticas; planejar; organizar; dirigir e controlar a execução de ações nas áreas de resíduos sólidos, recursos hídricos, proteção da biodiversidade, gestão do território, informações ambientais, qualidade ambiental, educação ambiental e áreas protegidas, visando o desenvolvimento sustentável do DF.