
O Programa Sinal Vermelho, da Secretaria da Mulher, já capacitou 589 voluntários de 17 instituições para acolher vítimas de violência. O reforço vem de donos de hotéis, condomínios, farmácias, supermercados e comércio em geral do Distrito Federal.
Ao ser transformados em pontos de denúncia, estes estabelecimentos passaram por treinamento por meio de vídeos tutoriais e cartilhas elaborados pelas Secretarias da Mulher e de Segurança Pública e pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher. O objetivo é acolher essas mulheres de forma sigilosa e discreta ao perceberem o X vermelho na palma das mãos ou quando houver pedido verbal de ajuda.
Nesses casos, a orientação é manter a calma para não chamar a atenção das pessoas à volta e, principalmente do agressor, se ele estiver por perto. A vítima deverá ser levada para um local seguro até que ela possa receber atendimento especializado.
Outra recomendação é anotar todos os dados da vítima e, caso ela tenha precise sair do local, ligar, imediatamente, para os números 190 (Emergência – Polícia Militar), 197 (Denúncia – Polícia Civil) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher) para reportar a situação às autoridades competentes. Além disso, os estabelecimentos parceiros devem afixar cartazes em locais visíveis para que a população saiba que o local faz parte da campanha.
Representantes ou entidades de estabelecimentos comerciais que quiserem aderir à campanha devem enviar e-mail para: [email protected].
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília
