Foto divulgação: Heavenly International School
Com novas regras do MEC, eletivas ganham papel central na formação do Ensino Médio a partir de 2026
As escolas terão que oferecer ao menos dois itinerários formativos a partir do próximo ano. Mais do que uma exigência legal, as disciplinas eletivas representam uma mudança de paradigma: dão aos jovens liberdade para escolher, experimentar e construir o próprio futuro
A partir de 2026, todas as escolas brasileiras de Ensino Médio deverão oferecer pelo menos dois itinerários formativos, além das disciplinas obrigatórias, seguindo as orientações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação. As novas diretrizes reforçam a importância das disciplinas eletivas, que permitem aos alunos aprofundar conhecimentos em áreas de interesse e vivenciar aprendizados conectados ao mundo real.
De acordo com o MEC, a parte flexível do currículo deve contemplar elementos de matemática e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional. A proposta é dar mais sentido à escola, unindo teoria e prática e promovendo o protagonismo dos estudantes em sua própria jornada de aprendizagem.
Para o coordenador pedagógico do Ensino Médio da Heavenly International School, Marcos Morris, essa mudança representa um avanço na educação brasileira. “Quando falamos de disciplinas eletivas e itinerários formativos no Ensino Médio, estamos basicamente falando de oferecer aos estudantes oportunidades para se aprofundarem em temas que eles mesmos escolhem. As eletivas e itinerários precisam ser vistos como construção de identidade acadêmica e profissional, como se fossem um laboratório de vida real”, explica.
Segundo ele, permitir que os jovens façam escolhas conscientes sobre o que estudar desperta autonomia, responsabilidade e visão de futuro. “Com a obrigatoriedade, as escolas terão que estruturar trilhas de verdade, não apenas disciplinas extras. É a oportunidade de atender às demandas dessa geração, que não aprende mais como nós aprendemos. Quando oferecemos eletivas bem planejadas, desenvolvemos pensamento crítico, comunicação, liderança, gestão de projetos e outras soft skills fundamentais para o mercado de trabalho”, destaca Morris.
Na Heavenly International School, essa filosofia já é realidade. A instituição oferece trilhas e eletivas que refletem o mundo real, como Empreendedorismo, Inteligência Artificial, Fotografia, Simulações Modelo ONU, Gastronomia e Escola de Negócios. O objetivo é unir uma base acadêmica sólida à liberdade de escolha, equilibrando tradição e inovação. “Trabalhamos com personalização com responsabilidade, buscando equilibrar o tradicional, ou seja, base estruturada e exigência acadêmica, com a liberdade de escolhas”, completa o coordenador.
Os resultados aparecem no engajamento e na maturidade dos alunos. É o caso de José Antônio Nóbrega e Raphael Branco Salles, estudantes da 3ª série do Ensino Médio e integrantes da eletiva Escola de Negócios. Juntos, eles criaram a Beyond, uma empresa idealizada e gerida pelos próprios estudantes, com o objetivo de aproximar o ambiente escolar do mercado. “Aqui a gente aprende na prática como desenvolver um plano de negócio, um plano de ação, entender riscos e propor soluções reais”, explica José Antônio.
A experiência prática também transformou a forma como os alunos percebem o próprio aprendizado. Para Raphael, a diferença é clara quando compara a vivência atual com modelos mais tradicionais de ensino: “Em muitas escolas tradicionais a gente só faz prova, decora o conteúdo e depois esquece. Aqui é diferente: os professores são próximos e a escola funciona como uma verdadeira rede de apoio.”
Serviço:
Unidade Kinder Lago Sul
SHIS QI 19 chácara 18, Brasília – DF – 71.655-730
Unidade High Lago Sul
SHIS QI 17/19 S/N – Lote Seminário, Brasília – DF – 71.645-600
Unidade Asa Norte
SGAN 606 módulo A – Asa Norte, Brasília – DF, 70.830-251
Contato:
Telefone: (61) 3366-2820

