Acaba de ser divulgado um estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre a migração interna no DF.
No período de 2015 a 2018, Águas Claras, Sobradinho II e Riacho Fundo II foram as regiões administrativas do DF que tiveram maior saldo migratório, com diferença positiva de 29.051 pessoas, 18.904 e 16.105, respectivamente.
Por outro lado, Sobradinho, Plano Piloto e Ceilândia foram as RAs que mais perderam moradores no mesmo período. Sobradinho registrou uma diminuição de 22.813 moradores; Plano Piloto, de 17.208; e a população de Ceilândia terminou o triênio com 12.987 pessoas a menos.
De acordo com a Codeplan, os dados vão ajudar a compreender e quantificar a distribuição populacional interna e conhecer o perfil das pessoas que se movimentaram nesse período, refletindo na formulação de políticas públicas em diferentes áreas, como transportes, equipamentos públicos de educação, saúde, cultura, entre outros.
Outra utilidade é a possibilidade de acompanhar o crescimento populacional das RAs e as direções de expansão ou retração.
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

