27.6 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaCâmara comemora seis décadas de residência médica no DF

Câmara comemora seis décadas de residência médica no DF

Publicado em


Solenidade, presidida por Jorge Vianna (Podemos), reuniu profissionais de várias geraçõesveja mais fotos

A Câmara Legislativa comemorou os 60 anos da instituição da Residência Médica no Distrito Federal durante sessão solene, nesta segunda-feira (2), no auditório da Casa. Entre os diversos fatos destacados das seis décadas de aperfeiçoamento e especialização nas unidades de saúde, foi lembrado que o DF detém o maior número de médicos residentes em relação aos habitantes, se comparado aos demais estados brasileiros. A homenagem, requerida pelo deputado Jorge Vianna (Podemos), reuniu várias gerações de profissionais.

O distrital, em seu pronunciamento, reiterou o papel do trabalho em equipe – médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros – e a importância da gestão para o bom funcionamento do sistema. “A melhor gestão é a que ouve o trabalhador”, afirmou, deixando clara sua insatisfação com a ausência do secretário de Saúde da solenidade.

Com o objetivo de assegurar aos profissionais graduados o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação nos serviços de saúde, a residência é uma modalidade de ensino, acompanhada por preceptores, que passam de 1 mil no Distrito Federal. Os residentes – ao todo são mais de 1,5 mil – recebem bolsa de estudos e auxílio moradia.

Preceptoria – A deputada Arlete Sampaio (PT), que é médica sanitarista e foi servidora da Saúde do DF, relembrou momentos que considera “marcantes” da história do Distrito Federal, como a descentralização do sistema, com a construção de novos centros de saúde. Já o diretor da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Marcos de Souza Ferreira, salientou que, depois de seis décadas de atividade no DF (no Brasil, já são 76 anos), somente no ano passado a preceptoria foi regulamentada.

Patrono da Residência Médica do Distrito Federal, Francisco Pinheiro da Rocha, entre outras observações, recordou que a residência nasceu junto com a cidade, quando foi inaugurado o primeiro hospital público do DF que viria a ser chamado Hospital de Base. Ex-secretário de Saúde, Jofran Frejat saudou os jovens médicos e enfatizou a formação “de profissionais do mais alto padrão”. Defendeu ainda a importância do contato do médico com o paciente.

Em nome dos homenageados, discursou Samuel de Sousa Alencar, que integra a diretoria da Associação dos Médicos Residentes do DF. Entre outros aspectos da especialização, ele frisou a importância dos preceptores. Também participaram da sessão solene, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF); o presidente do Conselho Regional de Medicina, Farid Buitrago Sanches, e o presidente da Associação Médica de Brasília, Ognev Meireles Cosac.

Marco Túlio Alencar e Karine Teles (estagiária)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar