
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) acaba de fazer o desassoreamento ou a dragagem da Barragem do Torto.
Foram retirados aproximadamente 2.606 m³ de sedimentos e de vegetação que dificultavam o escoamento da água no canal de aproximação do vertedouro.
Com a ação, o nível de água cresceu no reservatório, gerando mais segurança operacional da barragem. O material retirado foi depositado em uma área degradada por processo de exploração de cascalho, que fica nas proximidades da Estação Elevatória de Água do Torto.
Os serviços de desassoreamento da região tiveram duração de seis semanas e foram autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), que é o gestor do Parque Nacional de Brasília.
A Captação do Torto foi construída em 1959, durante a construção de Brasília. Ela faz parte dos três mananciais que possuem água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Brasília: Torto, Santa Maria e Bananal, que é responsável pela produção de aproximadamente 25% da água tratada no DF.
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

