Em visibilidade ao Dia Mundial da Amamentação, celebrado no dia 1º de agosto, o GDF aderiu à campanha Agosto Dourado. O objetivo é destacar a importância da amamentação para a saúde e o desenvolvimento da criança.
Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, o GDF promoveu um evento online nessa segunda, dando início à Semana Mundial do Aleitamento Materno.
Durante o evento, transmitido ao vivo pelo Youtube, foram debatidos temas como direito das gestantes em tempos de pandemia, licença maternidade, redução de carga horária ou intervalo para amamentar no retorno ao trabalho, licença paternidade, amamentação de mães com covid-19 e amamentação continuada após os dois anos de vida, além do direito de amamentar em qualquer lugar público.
Uma lei distrital que passou a valer no ano passado garante o direito à amamentação em locais públicos e privados no DF. O estabelecimento que impedir a amamentação estará sujeito à multas de R$ 500 a R$ 1 mil, além da possibilidade de suspensão do alvará ou licença de funcionamento por prazo determinado.
As atividades previstas para o Agosto Dourado vão até o final do mês e a programação pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde.
Crédito: Clarice Gulyas com informações da Agência Brasília

