20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaAmálgama: Um Risco Oculto ou Apenas Estética?

Amálgama: Um Risco Oculto ou Apenas Estética?

Publicado em

Imagem web

 

Entenda os motivos para considerar a remoção, da amálgama, os riscos envolvidos e como o procedimento é realizado de forma segura

 

A amálgama dentária é um material amplamente utilizado em restaurações há mais de um século. Composta por uma liga de metais como prata, mercúrio, cobre e estanho, é conhecida por sua durabilidade e resistência, sendo por muito tempo, considerada uma solução em obturações de dentes posteriores, que suportam uma maior força de mastigação.

Contudo, nos últimos anos, a amálgama foi o destaque de debates devido à presença do mercúrio em sua composição. O mercúrio é um metal pesado que pode ser tóxico em certas formas e quantidades, levando algumas pessoas a se preocuparem com os possíveis riscos à saúde, especialmente em relação à exposição contínua a vapores de mercúrio. Além disso, esteticamente a amálgama pode não ser a escolha mais atraente, já que a cor metálica se destaca e pode escurecer ao longo do tempo.

O dentista Dr. Felipe Cândido explica que, embora o mercúrio presente na amálgama tenha gerado preocupações ao longo dos anos, principalmente pela sua toxicidade potencial, é importante destacar que a quantidade liberada durante o uso é extremamente baixa, não oferecendo riscos à saúde para a grande maioria dos pacientes. “A amálgama ainda é considerada um material seguro e eficaz pelas principais organizações de saúde. No entanto, a decisão de removê-la deve ser bem fundamentada. Em muitos casos, a remoção ocorre mais por uma preferência estética, ou por precauções individuais sobre o mercúrio do que por razoes de saúde bucal propriamente ditas”.

É importante ressaltar que as principais organizações de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e a American Dental Association (ADA), consideram a amálgama segura, já que a presença do mercúrio é baixa, especialmente quando comparado à quantidade a que estamos expostos diariamente por meio do ar, água e alimentos.

 

Mas quando a remoção é indicada?

 

Alguns casos podem ser levados em consideração:

  1. Reações Alérgicas ou Sensibilidade: Embora raro, alguns pacientes podem desenvolver uma reação alérgica aos metais presentes no produto.
  2. Necessidade de Reparo: Se a restauração estiver danificada, desgastada, ou se houver cárie recorrente sob a restauração.
  3. Preferências Estéticas: Alguns pacientes optam por remover a amálgama para substituí-la por materiais mais estéticos, como resinas compostas, que se assemelham a cor do dente.
  4. Preocupações Pessoais: Pacientes que, mesmo entendendo que o risco é baixo, preferem eliminar o mercúrio do corpo por completo.

 

Como Funciona o Processo de Remoção?

 

A remoção da amálgama é um procedimento que deve ser realizado por um dentista especializado, seguindo protocolos de segurança rigorosos para minimizar a exposição ao mercúrio, tanto para o paciente quanto para o profissional.

De acordo com o Dr. Felipe Cândico, a remoção desse material é um processo delicado que requer conhecimento técnico e especializado. “Para garantir a segurança do paciente, o dentista precisa utilizar técnicas rigorosas, como isolamento absoluto e a aspiração constante para evitar a aspiração ou ingestão de partículas e vapores de mercúrio. Esse cuidado é fundamental tanto para o paciente quanto para a equipe odontológica. Com aplicação dos protocolos corretos, o procedimento pode ser realizado com eficácia e segurança, evitando quais quer complicações que possam surgir durante o processo de remoção”, explica.

Portanto, todo cuidado é pouco na remoção, que envolve proteção e isolamento. E, embora a amálgama seja um material seguro e duradouro, se você optou pela sua retirada, é importante uma boa conversa com seu dentista para esclarecer os riscos e os benefícios.

Lembre-se que cada caso é único, e a decisão de remover a amálgama deve ser baseada em uma análise cuidadosa das suas necessidades e condições de saúde bucal.

 

Onde Realizar a Remoção Segura de Amálgama em Brasília?

 

Na Reabilit Odontologia Avançada, a equipe do Dr. Felipe Cândido está completamente apta para realizar a remoção segura de amálgama, bem como a sua substituição. Seguindo um protocolo único desenvolvido, todo processo é executado de acordo com planejamento individual, do pré ao pós procedimento, garantindo assim a segurança e a satisfação com o resultado final.

Agende sua consulta e faça a sua avaliação.

 

Reabilit Odontologia Avançada

Endereço: SRTVS 701, Conjunto D, Ed. Centro Empresarial Bloco B Sala, SHCS Condomínio do Bloco C da Sqs 316 – Brasília, DF, 70340-907

Telefone: 61-98366-3334 / 61-3201-2211

https://reabilitodonto.com.br/

@reabilitodonto

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar