Um projeto de Educação financeira está fazendo sucesso entre os estudantes da Escola Classe 15 de Ceilândia.
A iniciativa desenvolvida traz orientações de um economista, que deu dicas valiosas para organizar a vida financeira, indo muito além do poupar.
O material atraiu quase 540 estudantes, de 6 a 10 anos, do período integral na unidade escolar. Nele, elas aprederam, por exemplo, a distinguir o que é desejo e o que é necessidade.
O projeto Aprendendo a Contar o Dinheiro do Cofrinho tem o objetivo de criar gerações mais responsáveis com o uso do dinheiro e o consumo inteligente.
Alguns temas abordados no projeto são: noções de educação fiscal, orientação sobre as profissões e a construção de um cofrinho com materiais recicláveis, para trabalhar a questão do descarte, do meio ambiente e da importância de reutilizar os materiais. O dinheiro arrecadado vai ser usado na publicação de livros escritos pelos estudantes.
Ficou interessado? Então confira três dicas para organizar sua vida financeira:
- Anote seus gastos e recursos. Não se iluda acreditando que sua memória vai conseguir guardar todas as informações financeiras
- Conheça sua situação financeira, observando os principais gastos e cortando os supérfluos
- Caso seu orçamento não seja suficiente para suprir suas demandas essenciais, busque complementar com outras fontes de renda
Crédito: Clarice Gulyas, com informações da Agência Brasília

