16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioTrânsitoDetran-DFDetran-DF promove blitz educativa especial no Dia Mundial do Ciclista

Detran-DF promove blitz educativa especial no Dia Mundial do Ciclista

Publicado em

Durante a semana outras ações educativas serão realizadas em homenagem à data alusiva

 

Luana Lemes

(Brasília – 15/4/2024) – No Dia Mundial do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira, 15 de abril, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu uma blitz educativa, em frente ao estacionamento do Complexo Ibero-americano, com o intuito de conscientizar os condutores não só sobre o respeito às leis de trânsito, mas o respeito à vida de quem utiliza a bicicleta como esporte ou meio de transporte no Distrito Federal.

 

Durante a ação, os educadores de trânsito do Detran-DF conversaram com aos motoristas e ciclistas e ainda entregaram material educativo. Os ciclistas do Japa da Bike também participaram do evento reforçando a importância da conscientização. “Pedalo todos os dias de Taguatinga para o Plano Piloto para ir ao trabalho. Essa iniciativa do Detran é uma ótima ideia, pois quanto mais motoristas tiverem consciência em respeitar ao ciclista, teremos menos acidentes e mais paz no trânsito”, disse o ciclista Wesley Sousa.

 

O presidente da Federação Metropolitana de Ciclista do Distrito Federal, Júlio Cesar Delia Rieder, o Japa da Bike, também esteve presente e, representando os ciclistas, também deixou seu recado. “Essa é uma campanha muito importante para o ciclismo de Brasília, não só pela mobilidade urbana, mas para que os motoristas possam ver o ciclista como parte do trânsito e saber como agir e proteger, pois em cima de uma bike, vai uma vida”, disse Júlio Cesar.

 

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, o Dia Mundial do Ciclista deve ser lembrado todos os dias do ano. “Hoje o ciclista foi lembrado com essa ação especial para o Dia Mundial do Ciclista, mas cabe lembrar que o Detran tem ações voltadas a esse público dentro das nossas palestras e projetos diários. A bicicleta é um veículo como os demais que circulam nas vias, portanto há regras e leis que devem ser cumpridas sem esquecer que o maior sempre protege o menor no trânsito”, disse Paula Nunan.

 

Projeto Bike em Dia

 

Em todas as palestras educativas do Detran-DF são levadas as orientações sobre as leis e segurança no trânsito voltadas aos ciclistas. Ainda assim, a Diretoria de Educação de Trânsito, por meio do Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF, realiza o projeto Bike em Dia, para esse público específico, pelo menos uma vez por semana.

 

O Bike em Dia é uma campanha educativa que tem como foco a conscientização para melhor circulação nas vias, a fim de evitar acidentes. Os educadores de trânsito abordam os ciclistas que estão voltando do trabalho para casa e até mesmo os que estão aproveitando o início da noite para começar uma pedalada. Durante a ação é possível verificar se a manutenção da bicicleta está em dia, os ciclistas também recebem uma mochila retrorrefletora com material educativo de trânsito.

 

A próxima ação do Bike em Dia será na terça-feira (16), na ciclovia Estrutural (Jóquei), das 5h30 às 8h.

 

Brasília Bike Camp

 

O Detran-DF também estará presente no Brasília Bike Camp, na sexta-feira e no sábado, dias 20 e 21, na Torre de TV Digital, das 9h às 15h, também com ações educativas para os ciclistas.

 

Fonte: DETRAN – DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar