23.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioTrânsitoDER-DFTransitolândia inova grupo de teatro e expande educação de trânsito para crianças

Transitolândia inova grupo de teatro e expande educação de trânsito para crianças

Publicado em

 

Ao completar 20 anos de atividades educativas, a escola fortalece suas ações com apresentações cênicas

 

Fotos: André Lima/DER-DF

 

 

A TRANSITOLÂNDIA, Escola Vivencial de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, localizada no Parque Rodoviário do DER-DF, em Sobradinho, celebra 20 anos de atuação com uma novidade que transforma a experiência das crianças: apresentações teatrais diárias para escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Desde o dia 1º de outubro de 2024, a Transitolândia recebe alunos do ensino fundamental I para sessões de teatro com um novo grupo profissional. Diferentemente das apresentações anteriores, esta iniciativa conta com a participação da Companhia Teatral Caixa Cênica e inclui o apoio de pedagogas para coordenar os diferentes momentos de experiência.

 

A nova programação também contempla a criação de apresentações teatrais para todas as idades, desde o público infantil até o adulto, em ocasiões especiais, dividindo o conteúdo em seis categorias, de acordo com a faixa etária. Com essa iniciativa, o DER-DF reforça seu compromisso em atuar na base da formação de comportamentos seguros no trânsito. De acordo com a Diretora de Educação de Trânsito, Graziela Portela, a nova contratação fortalece o trabalho de construção de um trânsito mais consciente e amplia a rede de atendimento. “Temos muitas escolas que desejam participar e com essa nova contratação ampliaremos a capacidade em 45%, passando de 11 para 16 dias úteis, isso significa atendermos a 3.200 alunos mensalmente”.

 

 

Educação de Trânsito através do Teatro

 

 

O espetáculo, intitulado “Guardiões da Faixa”, captura a atenção e a imaginação das crianças desde o primeiro momento. A peça conta a história de Rafa e Isa, dois alunos de escola pública do Distrito Federal que, de repente, são transportados para o mundo digital e enfrentam o excêntrico vilão Dr. Malcriado. Com uma aparência sombria e impactante, o vilão usa uma vestimenta assustadora e mantém-se sempre distraído com o celular, falando alto e rindo de forma provocativa. Em um dos momentos do espetáculo, ele desafia Rafa e Isa para um “game” de trânsito, lançando desafios que a plateia toda participa.

 

Desde o início da peça, o público é acolhido por um ator vestido de agente de trânsito, que ensina uma frase cativante e importante: “Na escola, em casa, no trânsito ou na natação, prestar atenção é a melhor opção”. A frase é repetida em coro pelas crianças ao longo de toda a performance, reforçando de forma divertida o cuidado e a proteção que devem ter em todas as situações do cotidiano.

 

Conforme a história se desenrola, os jovens espectadores ficam encantados e criam um forte vínculo com Rafa e Isa, torcendo por cada passo que dão para vencer os desafios. Com o apoio da influenciadora digital, Conicleide, que apresenta os desafios de forma envolvente, o espetáculo aborda temas essenciais, como normas de circulação, segurança no trânsito e o uso adequado dos dispositivos de retenção infantil.

 

 

Escola Vivencial de Trânsito

 

Com uma estrutura que simula um ambiente urbano real, a Transitolândia proporciona experiências práticas que ajudam a transformar a cultura do trânsito desde cedo.

O DER-DF oferece o transporte que busca e leva os estudantes na escola, além de lanche no intervalo entre o teatro e o passeio na minicidade. O processo de inscrição é feito de forma online, pelo email [email protected]. As escolas interessadas fazem o cadastro e, em seguida, recebem login e senha para acessar o sistema. Quando há vagas disponíveis, é só escolher a data e o turno de preferência para a visita. Para dar oportunidade a todas as escolas, cada uma pode marcar quatro datas e a capacidade atual do local é de 200 alunos por dia, contando com 100 em cada turno. A visita tem duração média de duas horas.

 

 

Fonte: DER – DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar