A obra, que conta com um investimento de R$ 16,1 milhões e vai gerar 150 empregos, contempla um trecho de 10 km para beneficiar cerca de 20 mil motoristas que utilizam a via diariamente

Além de levar conforto ao motorista, a recuperação da DF-345 terá impacto na economia local e nacional | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília
De acordo com o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, o trabalho em andamento é uma demanda antiga da comunidade. “Há mais de 20 anos não fazíamos uma obra de tamanha intervenção. É uma restauração, não é uma simples manutenção, é a troca de todo o pavimento, a reciclagem da base, então é uma reconstrução da DF-345”, ressaltou.
A DF-345 também tem um papel importante no escoamento da produção agrícola, visto que é uma via de deslocamento entre as regiões Norte e Sul do país. Um aspecto importante é o benefício que a obra pronta trará para a preservação dos automóveis em geral e dos produtos transportados em veículos mais pesados pelo trecho. “A gente sabe que quando um veículo desse estraga, o prejuízo é repassado ao consumidor final. Restaurar a rodovia e trazer condições de conforto e qualidade evita prejuízos também ao consumidor”, reforçou Cristiano.

Cristiano Cavalcante pede compreensão e atenção do motorista que passa pelo local para que acidentes sejam evitados
O gestor ressaltou, ainda, a necessidade de atenção para quem utiliza a via durante o período de obras: “Uma obra grande como essa traz algum impacto no trânsito. Nós estamos trabalhando em meio à pista, isolando uma faixa e trabalhando na outra. Para isso temos uma sinalização de pare-e-siga. Pedimos a compreensão da população e a atenção redobrada para evitar acidentes e trabalhar com tranquilidade, o mais rápido possível e com maior segurança”.
Região movimentada
A rodovia, que conecta a BR-020 à DF-230, é cercada por uma região composta por fazendas, chácaras e escolas. Com os investimentos que visam melhorar a infraestrutura, a população tem um acesso melhor ao local, que costuma atrair muito movimento – em especial aos fins de semana.

O empresário Raimundo Fernandes aposta que as obras aumentarão o movimento no clube Aqua Cerrado Parque Hotel, do qual é proprietário
Raimundo Fernandes, 53 anos, é o proprietário do clube Aqua Cerrado Parque Hotel, por onde cerca de 12 mil pessoas passam mensalmente. Para o empresário, a obra é aguardada há mais de 15 anos e trará não apenas mais conforto para a comunidade como também um impulso para os negócios.
“Planaltina está em festa com essa conquista. Essa via é muito movimentada: quem vai para o Espírito Santo, Unaí, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Caldas Novas ou Cristalina passa aqui na DF-345. A obra está trazendo benefícios não só para a população local, mas para todos os viajantes. Temos movimento todos os dias no parque, então vai ajudar muito, com certeza aumentar nosso faturamento e dar mais conforto para os nossos associados e parceiros”, destacou.

Luiz Eduardo Holanda vai mudar o trajeto até o trabalho: “Vai trazer economia de tempo e no gasto com a manutenção do veículo”
O gerente financeiro Luiz Eduardo Holanda, 24, mora em Planaltina há 3 anos e a via em obras é um dos caminhos para ele chegar ao trabalho. Antes do início da restauração, ele evitava passar no trecho pelo intenso desgaste no veículo. “A trepidação incomoda bastante e prejudica o carro. Eu ia por dentro da cidade, por outro caminho por conta disso”, explicou. Ele afirmou que, com a conclusão da obra, a via restaurada será a principal opção: “Vai facilitar muito a vinda para o serviço e trazer economia de tempo e no gasto com a manutenção do veículo”.
Fonte: DER – DF