19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioTrânsitoDER-DFMais de 3 carcaças de veículos foram retiradas por dia das ruas...

Mais de 3 carcaças de veículos foram retiradas por dia das ruas em 2023

Publicado em

De acordo com Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), total saltou de 259 em 2022 para 1132 neste ano

 

A estratégia de atuação da operação foi alterada para que fosse fortalecida e, consequentemente, passasse a ser ainda mais eficiente | Foto: Divulgação/SSP-DF

 

Nas mais de cem operações realizadas pelas equipes das DF Livre de Carcaças em 2023 – ao todo 104 – foram retirados pelo menos três veículos abandonados por dia das ruas do Distrito Federal – praticamente um veículo a cada 8 horas. O total corresponde às 1.132 remoções realizadas neste ano, entre março, quando a operação foi retomada, e dezembro. Quase a totalidade das regiões administrativas foram atendidas.

 

A ação integra o eixo 1, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, que organiza e prioriza projetos, ações e serviços multissetoriais que envolvem questões relacionadas a desordens, medo e insegurança. Além de contribuir para a sensação de segurança da população, a retirada de veículos abandonados tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

 

A estratégia de atuação da operação foi alterada para que fosse fortalecida e, consequentemente, passasse a ser ainda mais eficiente. “As equipes passaram a ficar por um período maior em cada região, podendo retirar uma quantidade maior de veículos abandonados e carcaças”, ressalta o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar. “Aumentamos de forma exponencial o total em um ano, saltando de 259 em 2022, para 1132 neste ano. Aproveito para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos na operação, que permaneceu com resultados tão positivos devido ao comprometimento de cada um”, completa.

 

A operação foi criada em 2020, quando foram recolhidos 448 carcaças. Em 2021 o total chegou a 306.

 

As equipes, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), são compostas pelas administrações regionais, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), secretarias DF Legal e de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

 

Subsecretaria de Políticas Públicas

 

Um dos focos da SSP-DF é identificar desordens, como carros abandonados, mato alto, falta de iluminação, fatores que incidem diretamente na prevenção criminal e na sensação de segurança. Desta forma, foi criada uma subsecretaria para tratar, além da operação, de políticas públicas de segurança.

 

O trabalho para identificação de desordens conta com apoio das administrações regionais, conselhos de segurança e, ainda, o material encaminhado pela população por meio da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal, como explica o subsecretário de Políticas Públicas, Jasiel Fernandes. “Essa aproximação da população por meio dos conselhos de segurança é essencial. Além disso, temos feito um trabalho muito próximo junto às administrações regionais antes de iniciarmos a operação na região. Assim é possível somarmos esforços e garantir melhor resultado da ação”, explica Jasiel.

 

Participe

 

Para facilitar o contato da população, foi criado um novo canal para encaminhamento de informações pela população: o [email protected].

 

É importante incluir detalhes que facilitem a localização dos veículos, como endereço, ponto de referência e, se possível, fotos, como ressalta Jasiel. “Além das informações encaminhadas pelas administrações regionais, Consegs e Ouvidoria do GDF, disponibilizamos mais um canal de informações, que podem ser enviadas por qualquer cidadão”.

 

As informações também podem ser encaminhadas pelo site Participa DF ou pelo número 162 e nas próprias administrações regionais.

 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

 

 

 

Fonte: DER – DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar