Três grandes artistas vão finalizar a programação artística do Seminário de Cultura Popular do Gama, neste domingo, 26 de maio, na na Feira Permanente. Às 10h, o menestrel Zémiguel Rodrigues sobe ao palco, levando seu vasto repertório, apresentado em Festivais pelo Brasil afora. Às 11, será a vez das tradições do maculelê, do bumba meu boi e da poesia popular, com o grupo Taleta de Bambu. E para não deixar a alegria esfriar, às 12h, Jorge Recife faz a última apresentação com belas músicas com todo o sabor da cultura nordestina. Tudo aberto e gratuito. O Seminário, realizado pela Cia. Voar é executado por meio de Termo de Fomento do Ministério da Cultura (MinC). A Administração Regional do Gama apoia esta iniciativa. Outras informações pelo Instagram@voarteatrodeboneco e Facebook @voarteatrodebonecos1
Para o idealizador do projeto, Paulim Diolinda, é uma honra poder realizar no Gama um seminário que celebra a cultura popular.
“E o que é melhor, realizar apresentações artísticas num lugar que dialoga com essas tradições, que é Feira Permanente do Gama. Na sequência, terminaremos o projeto realizando diversas oficinas em escolas públicas, compartilhando esses saberes ancestrais com os estudantes e professores”, diz o entusiasmado Paulim, que também é poeta e compositor.
Artistas
Zémiguel Rodrigues -Versátil, é cantor, compositor e multi instrumentista. Oriundo do sertão do Piauí, gravou o primeiro CD “Flor do Brasil”, que teve boa acolhida do público. Em seus shows mostra as suas influências de Elomar a Pepete conquistando rapidamente o público.
Grupo Taleta de Bambu – Criado em Ceilândia. reúne diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares, em especial o coco, o bumba meu boi e o maculelê, combinado com poesias populares. A formação atual do grupo reúne artistas que se revezam em instrumentos como violão, rabeca, zabumba, pandeiro, djambê e timba.
Jorge Recife – Com 30 anos de carreira, o cantor, compositor, guitarrista e poeta traz a beleza da cultura nordestina com um toque moderno. Jorge também integra a Banda Oxente Cerrado.
Seminário de Cultura Popular do Gama – Evento repleto de atividades enriquecedoras. Entre as atrações, estão oficinas, palestras e apresentações de diversas manifestações culturais, como Coco, Ciranda, Capoeira, Forró, Poesia Matuta e Teatro de Bonecos. Ao todo, conta com 8 apresentações, 10 palestras e 75 horas de oficinas espalhadas pelas escolas, espaço Voar e outras localidades do Gama. A cultura popular brasileira está em destaque, permeando cada momento desse encontro. A música, com seus ritmos contagiantes, ecoa pelas ruas, fortalecendo os laços comunitários e celebrando nossa identidade plural. As festas populares, como o Carnaval e o São João, também possuem seu espaço, reafirmando nossa história e resistência cultural. Além disso, o evento ê uma oportunidade única para apreciar a diversidade cultural, que enriquece o cenário cultural de Brasília e inspira novas formas de expressão. Uma celebração que vai além do entretenimento, é um verdadeiro mergulho na alma e na essência do povo brasiliense.
O seminário visa contribuir para diminuir a falta de atividades culturais para juventude do Gama, promovendo o estímulo da economia criativa no município por meio das oficinas e mostras artísticas a serem realizadas. As ações propostas também vão ajudar a combater a falta de interesse da juventude em uma formação cultural, ampliando os horizontes de oportunidades educacionais e profissionais.
“A diversidade, a criatividade e a riqueza da nossa cultura popular continuam a ser a força motriz na construção da identidade única e multifacetada de Brasília”, finalizou Paulim Diolinda.