24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalSexta edição do Dia da Mulher terá o Outubro Rosa como tema

Sexta edição do Dia da Mulher terá o Outubro Rosa como tema

Publicado em

A sexta edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o Outubro Rosa como tema. O evento, que tem como foco o público feminino em situação de vulnerabilidade, contará com a realização de mamografias e será realizado nesta segunda-feira (2), das 8h às 17h, no Nuclão da DPDF – Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco G, Loja 1 – Edifício Rossi Esplanada Business.

Durante a ação, também serão ofertados diversos serviços gratuitos, como exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem. Além disso, haverá atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, entre outros. Desde a primeira edição, em 2 de maio, 2.786 mulheres foram atendidas tanto pela DPDF quanto pelas instituições parceiras.

O foco desta edição é a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante esse período, diversas atividades e ações são realizadas em todo o mundo para sensibilizar a população sobre o tema.

A subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, explica que, a cada edição, novas parcerias são firmadas agregando ainda mais serviços e facilitando o atendimento como a realização de mamografias e a inserção de DIU no local. “Na sexta edição teremos o apoio da Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz], que realizará teste de papilomavírus humano [HPV], e os casos positivos serão encaminhados no mesmo dia para o tratamento. Em breve criaremos um programa como mesmo formato para atender, exclusivamente, pessoas com deficiência”, explicou.

Emmanuela Saboya reforça, ainda, que a oferta de serviços gratuitos relacionados ao Outubro Rosa é de extrema importância no contexto da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres. “A iniciativa é fundamental para a promoção da saúde das mulheres, o diagnóstico precoce do câncer de mama e a construção de uma sociedade mais informada e engajada na prevenção e no combate a essa doença. É vital continuar investindo e apoiando iniciativas que ofereçam serviços de saúde gratuitos ao público feminino, não apenas em outubro, mas ao longo de todo o ano”, defendeu.

“Em breve criaremos um programa como mesmo formato para atender, exclusivamente, pessoas com deficiência”
Emmanuela Saboya, subprocuradora geral da DPDF

Marleide dos Santos Costa, 44 anos, participou da segunda edição do Dia da Mulher. A dona de casa acordou cedo e foi em busca de serviços de mamografia e ginecologia. “É uma iniciativa muito importante, porque muitas mulheres não trabalham e não têm recursos para ter esse tipo de atendimento. Nesta ação, elas conseguem utilizar o serviço de forma gratuita e com qualidade”, agradeceu.

Maria Salete de Oliveira, 49, também procurou atendimento médico no evento. Atualmente sem trabalho, ela já teve câncer de mama e precisava realizar uma mamografia, exame que está com fila de espera na rede pública de saúde. “Eu sou muito grata porque consegui fazer o meu exame. Como estou sem renda neste momento, foi uma ajuda muito bem-vinda”, contou. “Recomendo não só essa ação, como já precisei da Defensoria Pública do DF outras vezes e fui muito bem atendida. Só tenho a agradecer”.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF é uma ação mensal destinada ao público feminino que ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento será realizado no primeiro dia útil subsequente. A ação tem como parceiros nesta edição o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional do Plano Piloto, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e secretarias de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), da Mulher do DF (SMDF), de Saúde do DF (SES), de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet).

*Com informações da Defensoria Pública do DF

The post Sexta edição do Dia da Mulher terá o Outubro Rosa como tema appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar