19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalServidores do HRT são homenageados em sessão solene

Servidores do HRT são homenageados em sessão solene

Publicado em

Prestes a completar 50 anos, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi tema, nesta quinta-feira (29), de uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foram concedidas 670 menções de louvor a servidores ativos e aposentados que se destacaram em suas atividades.

Um deles foi o médico Jairo Martinez Zapata. O HRT ainda era uma unidade nova quando o servidor cumpriu ali o primeiro dia de trabalho, em 12 de setembro de 1976. “Minha vida profissional toda foi dedicada a esse hospital”, contou. Aposentado em 2017, ele permanece no dia a dia do HRT como professor de um curso de medicina.

Zapata foi contemporâneo da técnica de enfermagem Rosalba Clarete Cavalcante, que em agosto deste ano completa 30 anos de serviço na Secretaria de Saúde (SES-DF). Hoje ela atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da região e destaca a importância da presença do hospital de referência. “O hospital de Taguatinga é o coração dos atendimentos.”

Durante a solenidade, o diretor do HRT, José Henrique Barbosa de Alencar, destacou o papel do hospital em inúmeras demandas da sociedade, ofertando atendimento especializado e de emergência, como agora, durante a epidemia de dengue. “É uma referência e esperança à população”, afirmou.

A médica pediatra Miriam Santos começou a trajetória no HRT ainda como estagiária em 1991 e se aposentou em 2023, tendo se dedicado principalmente ao banco de leite. “Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido aqui. O HRT é a minha casa”, disse.

A articulação do HRT com as demais unidades da rede pública também foi lembrada pelo servidor Tiago Martins, que representou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, na audiência pública. “É um hospital importantíssimo na nossa rede de cuidados aos pacientes”, explicou. Ele evidenciou o setor de oncologia da unidade, que acaba de passar por uma reestruturação completa, com ampliação de atendimento e melhorias estruturais.

Inaugurado em 2 de março de 1974, o HRT realizou mais de 237 mil consultas no ano passado, além de cerca de 192 mil atendimentos de emergência. Como unidade especializada, recebe pacientes de todas as regiões administrativas do DF, além de estados próximos. Tudo isso é possível por meio do trabalho de mais de 1,8 mil servidores de diversas carreiras, além de residentes e funcionários terceirizados.

“O aniversário do HRT é um aniversário para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, disse o deputado Jorge Vianna, que conduziu a sessão solene.

*Com informações da SES-DF

Fonte: Agência Brasília

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar