16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSegurançaPMDFPMDF Inicia XVIII Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD

PMDF Inicia XVIII Curso Nacional de Formação de Instrutores do PROERD

Publicado em

Nesta segunda-feira (24), o Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deu início à aula inaugural do XVIII Curso Nacional de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) – CNFIP/2024. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN.

Este curso essencial, que será realizado nas instalações do UNIPLAN, tem previsão de conclusão para o dia 5 de julho de 2024. O principal objetivo é capacitar policiais militares voluntários para atuarem como instrutores do PROERD, um programa educacional baseado na metodologia D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education), conhecida internacionalmente por sua eficácia na prevenção do uso de drogas e na promoção de escolhas saudáveis entre crianças e adolescentes.

O curso visa preparar os policiais para aplicar aulas para estudantes da rede pública e privada de ensino de todo o Distrito Federal. A metodologia “Caindo na Real” oferece abordagens práticas e teóricas, equipando os instrutores com as ferramentas necessárias para engajar os jovens de forma eficaz e educativa.

A solenidade de abertura contou com a presença da Comandante do Batalhão de Policiamento Escolar, Tenente Coronel Renata Braz das Neves Cardoso, que destacou a importância do curso. Durante seu discurso, ela afirmou:

” O Curso de Formação de Instrutores do PROERD é uma iniciativa crucial para capacitar nossos policiais a serem agentes transformadores na luta contra o uso de drogas. Este programa não só enriquece a vida dos nossos agentes, mas também fortalece a segurança e o bem-estar das nossas comunidades. A dedicação e o compromisso dos policiais aqui presentes são fundamentais para promover escolhas saudáveis e um futuro mais seguro para nossos jovens.” Disse a coronel.

Nesta edição, o curso conta com a participação de 21 policiais militares provenientes de três estados brasileiros: Goiás, Acre e Distrito Federal. Esses participantes foram cuidadosamente selecionados para garantir um ambiente de aprendizado diversificado e enriquecedor.

A palestra da aula inaugural foi ministrada pela Promotora de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Samambaia e coordenadora do NEVESCA do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Dra. Camila Costa Britto. Ela abordou o tema “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: estratégias de Prevenção e Enfrentamento”, trazendo insights e estratégias fundamentais para os novos instrutores do PROERD.

Ao final do curso, os novos instrutores estarão prontos para disseminar a mensagem de resistência às drogas e fomentar comportamentos positivos nas escolas e comunidades, contribuindo significativamente para a construção de um futuro mais seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes.

Sobre o PROERD

O PROERD é a versão brasileira do programa americano D.A.R.E., criado em 1983 e implementado em Brasília em 1998. Desde então, tem sido uma ferramenta crucial na prevenção ao uso de drogas e violência entre jovens, atingindo mais de 720 mil estudantes no Distrito Federal.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança

Fonte: PMDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar