17.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaSamambaia recebe o Projeto Infância na Biblioteca na segunda (6/5)

Samambaia recebe o Projeto Infância na Biblioteca na segunda (6/5)

Publicado em

O espetáculo “Sementes” com Caísa Tibúrcio, integra a rica programação do projeto – foto de Diego Bresani
Na segunda-feira, 6 de maio, será a vez da Biblioteca Pública de Samambaia receber durante os três turnos, a rica programação do projeto A Infância na Biblioteca. Às 8h30, a iniciativa levará alunos da Escola Classe 325 ( QN 325 Ae Setor Sul – Samambaia) que depois de participarem de uma visita guiada, assistirão ao espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido do Grupo Mamulengo Fuzuê, e na sequência assistirão à palestra O Encantamento da Leitura” com Nyedja Gennari. Depois, os estudantes farão um lanche e terminarão a mágica manhã com a Oficina “As três partes da história” com Leila Salgado.

Tudo com acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição. “A Infância na Biblioteca” é realizado pela Voar Arte para a Infância e Juventude por meio de um termo de fomento em parceria com o Ministério da Cultura. Informações sobre a programação no Instagram

O produtor executivo do projeto, Marco Augusto Rezende, disse que a iniciativa leva  programação cultural e formativa, ou seja, apresentações teatrais, contação de histórias, palestras, oficinas, visitas guiadas e exibições de audiovisual para as bibliotecas públicas do Gama, Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.

“Nossa meta é fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura, sabendo que isso é fator relevante para o desenvolvimento da produção e difusão intelectual para crianças, promovendo o acesso aos bens culturais, à democratização do livro e à promoção da cidadania plena”, explica Marco.

Segundo ele, a proposta inclui uma série de atividades presenciais que envolvem a literatura e diversidade cultural para criar uma execução consistente visando que seja replicada em bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

“Também visamos estimular a leitura, a produção, a formação de público infantil nas bibliotecas da periferia de Brasília, em especial a difusão das obras artísticas e especialmente, a viabilização do acesso ao teatro e à literatura. O público-alvo é a comunidade local e alunos da rede pública de ensino”, explica o produtor, que também é ator, manipulador de bonecos e diretor teatral

 
Programação completa do dia 6 de maio
8h30-Visita guiada
-O Grupo Mamulengo Fuzuê apresenta o espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido
Na trama, acompanhamos a história do Capitão João Redondo, rico, ganancioso e autoritário, que é enfrentado pelo casal Rosinha, Benedito e Boizinho Fuzarca, que astuciosamente tentam fugir da terrível Cobra Anaconda. Personagens como Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza conduzem os espectadores por uma viagem pelo imaginário popular brasileiro, ao som das canções populares dos músicos brincantes ou bonecos cantadores e muita improvisação.
-Palestra “O Encantamento da Leitura” com Nyedja Gennari, autora dos livros  O mundo azul de Samuel, A cobra Jurema e Fofoca Reversa
-Oficina “Cantando, Contando,  e Dobrando com a Bicharada” com Claudia Nascimento
14h- Espetáculo “Sementes: quando o sonhadário germina”, de Caísa Tibúrcio

Em um pedaço seco de terra, no interior do mundo, uma mulher está sozinha. Na bagagem somente simplicidade, sonho e alguns poucos objetos encantatórios. Não mais do que de repente coisas mágicas passam a acontecer! Será mesmo que ela está sozinha? A resposta está no espetáculo “Sementes: quando o sonhadário germina”, solo que a atriz e palhaça Caísa Tibúrcio encena.

 
-Oficina “As três partes da história” com Leila Salgado.
A Seguir -Agenda das Bibliotecas participantes
Terça-feira, 7 de maio – Biblioteca Pública de Santa Maria
Quarta-feira, 8 de maio-Biblioteca Pública de Ceilândia
Quinta-feira, 9 de maio- -Biblioteca Pública de Ceilândia
Segunda-feira, 13 de maio – Biblioteca Pública do Gama
Terça-feira, 14 de maio – Biblioteca Pública de Samambaia
Quarta-feira,  15 de maio-Biblioteca Pública de Santa Maria
Quinta-feira, 16 de maio- Biblioteca Pública do Gama

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar