16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFPresidente do Correio Braziliense recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Presidente do Correio Braziliense recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em

Na noite desta quarta-feira (24) o presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília, no plenário da Câmara Legislattiva do Distrito Federal (CLDF). Idealizada pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a proposta foi aprovada por unanimidade entre os distritais.

Guilherme Machado nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 38 anos de história nos Diários Associados. Iniciou sua trajetória em 1985, no jornal Estado de Minas, no qual ocupou cargos estratégicos. No Correio, sua jornada teve início em 2003, quando assumiu a função de diretor de tecnologia do jornal. Quatro anos mais tarde, tornou-se condômino dos Diários Associados. Transferido para Pernambuco, em 2010 assumiu a direção-geral dos Associados em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2017 retornou a Brasília, ano em que foi eleito vice-presidente executivo do Correio Braziliense, cargo que ocupou até assumir a presidência em maio de 2023.

Solenidade

Familiares, amigos e autoridades marcaram presença na entrega da distinção. Na ocasião, Pastor Daniel de Castro destacou que a história do homenageado “se entrelaça com a de grandes veículos de comunicação, onde semeou inovações e deixou um legado”. O deputado ainda acrescentou que Guilherme “também é um cidadão exemplar, além de homem de família dedicado e amoroso”.

 

 

Compondo a mesa estavam, além do homenageado e do parlamentar, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Daniela Teixeira, a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), Roberval Belinati, o empresário Paulo Octávio e a esposa do presidente do Correio, Glaucia Machado.

 

 

Daniela Teixeira destacou a importância de entregar o título ao presidente de um veículo de imprensa. “Quando esta Casa se dobra à imprensa, temos certeza de que estamos em um país democrático”, observou. Sobre Guilherme Machado, a magistrada afirmou que faltava este título a ele. “Sabemos que do lado esquerdo do peito dele não tem um coração, mas um ‘quadradinho’, pois Guilherme é um amante de Brasília”, apontou a ministra. A deputada Paula Belmonte ressaltou que a votação para aprovar a homenagem foi unânime e reforçou a fala da ministra. “Estamos entregando este título a uma pessoa que nasceu em BH, mas tem o ‘quadradinho’ em seu coração”, disse a distrital. Logo em seguida, Belinati afirmou que a entrega do título de cidadão honorário “representa o reconhecimento de Brasília pelos relevantes serviços prestados” pelo presidente do Correio na área de comunicação. “Você tem dedicado sua vida aos Diários Associados, mostrando comprometimento, sempre atuando com competência”, destacou.

Emoção

A vice-governadora do DF lembrou que Guilherme Machado foi uma peça importante na hora de fazer a modernização dos veículos de comunicação. “Precisávamos de pessoas como você para entender o momento que estávamos vivendo”, observou. Celina ressaltou que, à frente do Correio, o homenageado liderou diversos debates importantes para o DF, como o da manutenção do Fundo Constitucional. “Ter você como cidadão honorário nos enche de orgulho. O que acho mais encantador na sua personalidade é sua forma generosa e humana de ser”, elogiou.

Paulo Octávio brincou ao dizer que só tinha um “problema” com a concessão do título. “Você vai ser cobrado muito, a partir de agora, para trabalhar ainda mais por Brasília”, alertou. “Continue sendo essa pessoa amável e que você possa viver muito para ajudar a consolidar Brasília ainda mais”, acrescentou o empresário.

Com emocionadas palavras, a esposa do presidente do Correio, Glaucia Machado, destacou os 38 anos de companheirismo. “Só posso assinar embaixo [sobre] tudo o que foi dito. Ele é meu orgulho e meu amor. É muito bom estar aqui”, declarou-se. Ela estava acompanhada de uma das filhas do casal, Rita. Guilherme Machado recebeu o título das mãos de Celina Leão e destacou que as mulheres sempre foram parte de sua vida. “É uma das razões para o sucesso que tive durante a minha trajetória”, afirmou emocionado. Ele se sentiu muito honrado com a homenagem.

“Não é o primeiro título de cidadão honorário que recebo, mas é o que mais me emocionou, muito porque amo este ‘quadradinho’ aqui”, brincou. “Considero-me um cidadão de muita sorte por receber este título na semana em que Brasília completou 64 anos”, finalizou.

* com informações da assessoria do deputado Pastor Daniel de Castro

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar