24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFIrmãos Clodo, Climério e Clésio são reverenciados em noite musical nesta segunda-feira...

Irmãos Clodo, Climério e Clésio são reverenciados em noite musical nesta segunda-feira (5)

Publicado em

Clodo, Climério e Clesio, os irmãos Ferreira, entraram há anos para a história da música popular brasileira. Nesta segunda-feira (5/5), os três entram para o rol de Cidadãos Honorários de Brasília – cidade em que construíram sólido legado musical – com sessão solene a partir das 19h, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

Proposta pelo deputado Chico Vigilante (PT), a homenagem terá, além de uma solenidade formal, apresentações musicais. Estão confirmadas as presenças de Climério, o único remanescente da tríade; de Mano Ferrera, filho de Clésio (1944-2010), e de Pedro e João Ferreira, filhos de Clodo (1951-2024). Autoridades e representantes da cena cultural de Brasília, como a cantora Márcia Tauil, também vão prestigiar o evento.

“Essa cerimônia será uma oportunidade única de celebrarmos não apenas a história desses artistas, mas também o impacto profundo que eles tiveram na cultura musical de Brasília e do Brasil”, afirma Vigilante em convite para a sessão solene de hoje em suas redes sociais.

Irmãos Ferreira

 

 

Clodomir (Clodo), Climério e Clésio Ferreira nasceram no Piauí e vieram para Brasília no início da década de 1960. Na capital, consolidaram suas vidas pessoais e profissionais e escreveram seus nomes na história da MPB.

Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, eles despontaram nacionalmente em 1976, na voz de Ednardo, com a música “Enquanto engomo a calça” (de Climério e Ednardo): 

“Arrepare não, mas enquanto engoma a calça eu vou lhe contar
Uma história bem curtinha, fácil de cantar
Porque cantar parece com não morrer
É igual a não se esquecer
Que a vida é que tem razão”.

Foi Ednardo, também, quem produziu o primeiro LP dos irmãos Ferreira, intitulado “São Piauí” (1977). 

Em 1978, uma composição de Clodo e Clésio, “Revelação”, transformou Raimundo Fagner em sucesso radiofônico e ajudou a consagrá-lo junto ao grande público: 

“Quando a gente tenta 
De toda maneira
Dele se guardar 
Sentimento ilhado 
Morto, amordaçado 
Volta a incomodar”.

 

Fagner assina a produção do segundo disco do trio: “Chapada do Corisco”. 

O sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos, parceiro dos irmãos em várias composições (entre elas, “Caxinguelê” e “Dia Claro”), produziu o terceiro LP do trio: “Ferreira”.

Clodo, Climério e Clésio ainda lançaram, juntos, outros três LPs em vinil, bem como o CD “Tiro Certeiro”. Eles trilharam, também, carreiras solo.

Além disso, o trio tem mais de 150 músicas gravadas por intérpretes de variados estilos, como Amelinha, Ângela Maria, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Nara Leão, Os Cariocas e Tim Maia.

Curiosidade

Nara Leão compôs, em parceria com Fagner e Fausto Nilo, a música “Cli-Clé-Clô”, em homenagem aos três irmãos Ferreira. A canção integra seu LP “Romance Popular” (1981).

Além da música

Os homenageados também têm importantes contribuições em outras áreas. Clodo era professor da Universidade de Brasília (UnB), onde ministrava aulas no curso de Publicidade da Faculdade de Comunicação (FAC). Clésio, por sua vez, era professor de língua portuguesa. Já Climério é formado em Jornalismo e professor aposentado da UnB. Ele segue escrevendo poemas.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar