No primeiro dia de evento, o Conecta CLDF: Comunicação 360º realizou discussões sobre o uso de ferramentas da comunicação para promover a cidadania. Nesse sentido, uma mesa-redonda destrinchou como o relacionamento de órgãos públicos com a imprensa pode impactar o cidadão. Na sequência, uma palestra sobre a comunicação digital da prefeitura de Recife mostrou, na prática, como as tecnologias podem ser aliadas no atendimento de serviços para a população.
“É um atributo da comunicação e do jornalismo trabalhar para a cidadania. Só que recentemente isso tem sido considerado uma virtude”, refletiu o jornalista José Edgard Rebouças na mesa-redonda. O profissional atua como gerente de projetos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Rebouças complementou que os meios de comunicação deveriam ser usados para o comum, a conversa, o debate; contudo, lamenta que hoje tal lógica opere de modo inverso: frequentemente, aposta-se no embate.
De modo análogo, a jornalista Ana Gabriela Guerreiro, que coordena a imprensa do Supremo Tribunal Federal, informou que o principal desafio da comunicação da corte é combater o discurso de ódio, que avança junto com a desinformação. Para tal missão, as mídias sociais consolidam-se como ferramentas centrais. Guerreiro detalhou que em cada rede adota-se uma linguagem. Como fruto desse esforço, o X da instituição desponta como o maior perfil na rede de uma corte suprema em todo o mundo.
Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Jorge Duarte mediou a discussão. Duarte enfatizou a importância da comunicação estratégica para que órgãos públicos sejam mais efetivos no contato com o cidadão. “É importante ter uma estratégia clara, focar no tema da sua instituição e assumir a responsabilidade de informar e educar no âmbito de suas responsabilidades”, argumentou. “A gente tem que deixar de ser operário de texto e botar a cabeça para funcionar: como eu faço uma comunicação que gere impacto, como eu faço uma comunicação que mude a realidade considerando a limitação que tenho, inclusive de estrutura? Como ajudo a minha organização a cumprir a sua missão?”, questionou.
A jornalista Raquel Sepulveda Teixeira deu algumas respostas com sua experiência como diretora do Departamento de Mídia Nacional da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. No contato com os veículos de comunicação, ela recomendou que não adianta procurar uma mídia televisiva, por exemplo, se o canal que o público consome é o rádio. A estratégia pauta também a atuação da secretaria na internet. Tão logo sejam detectados conteúdos falsos, releases da pasta os desmentem e acionam-se ainda as mídias digitais da presidência não só para enfrentar fake news, mas também para propagar ações positivas que o órgão executa.
Plataformas digitais: uma ponte para alcançar o cidadão
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Rafael Figueiredo, encerrou a programação do primeiro dia do Conecta CLDF. “O que Recife fez de diferente?”, indagou com a resposta logo na sequência: “implementamos o cidadão-centrismo”.
A política baseia-se na transformação digital como via para estreitar laços com o cidadão. Para tanto, a prefeitura centralizou o portal, o canal de Whatsapp e o aplicativo de todas as secretarias e serviços em canais únicos em cada uma dessas plataformas. Além disso, explicou como criaram um mapa dos serviços que a Prefeitura oferece, no qual cada requisição é acessível a no máximo três cliques. A fim de analisar o impacto das medidas, as operações são avaliadas pelo próprio usuário e esse retorno aprimora as políticas da prefeitura.
Um exemplo prático dos princípios implementados refere-se à imunização. O município passou a notificar as mães com alertas sobre o momento em que os filhos precisam ser vacinados. Em dois anos, relatou o secretário, o índice saltou de 70% para 86% de cobertura. “Todo mundo só vê o lado ruim do algoritmo. A gente pode converter o algoritmo para trabalhar a favor da população”, definiu.
Os eventos contaram com a participação do público presente, com perguntas aos debatedores, e do público on-line, que acompanhou a transmissão pelo YouTube da CLDF. A programação completa do Conecta CLDF: Comunicação 360° pode ser acessada na página do evento.
Fonte: Agência CLDF