23.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFDayse Amarilio realiza mesa redonda em alusão ao Dia Nacional de Luta...

Dayse Amarilio realiza mesa redonda em alusão ao Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência

Publicado em

No próximo dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará uma mesa redonda intitulada “Conectando direitos: Saúde, Educação e Mulheres”, em comemoração à data. O evento, que acontecerá às 8h30, na sala de comissões deputado Juarezão, no Térreo Superior, é uma iniciativa da deputada Dayse Amarilio (PSB). 

Segundo a deputada, a proposta da mesa redonda é discutir e promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em diversas áreas da sociedade como: saúde, educação e igualdade de gênero.  

“O evento será uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências e debater estratégias para garantir direitos fundamentais a todos”, diz Dayse. “Para isso, buscamos envolver diferentes perspectivas e vozes, e esses atores, com seus conhecimentos e vivências, serão de extrema relevância para o debate, que esperamos ser um momento inspirador e capaz de despertar grandes reflexões sobre a temática”, completa Dayse. 

Foram convidados para o debate especialistas das áreas de políticas para mulheres com deficiência, educação e saúde. 

 

 

Participação Social Igualitária

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado a partir da Lei Federal nº 11.133/2005, mas já era celebrado extraoficialmente desde 1982. Iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais pelas pessoas com deficiência (PCD), o dia 21 de setembro foi escolhido em associação à primavera, que representa o renascimento das plantas e simboliza o início das reivindicações relacionadas à questão das pessoas com deficiência, como também a busca por participação social igualitária, sem preconceito e menos capacitista. 

A data é um marco importante que contribui para a reflexão, além de ser um momento de comemoração e para reforçar, em todo o país, a necessidade da discussão de propostas e políticas públicas que visem à participação plena de todos na sociedade.  

Vale reforçar que a luta pelas causas das pessoas com deficiência deve ser um trabalho diário de todos e não apenas das pessoas com deficiência, seus familiares ou profissionais que trabalhem diretamente com esta população. É preciso que toda a sociedade se mobilize na busca por acessibilidade e soluções inclusivas efetivas.

* Com informações da assessoria de imprensa da deputada Dayse Amarillo

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar