Os 16 filmes brasilienses que concorrerão ao 27º Troféu Câmara Legislativa serão julgados por três especialistas na área do audiovisual. Eles escolherão as melhores produções de longa e curta-metragem – entre cinco e onze títulos, respectivamente –, além de categorias técnicas: ator, atriz, direção de arte, direção, edição de som, fotografia, montagem, roteiro e trilha sonora. O público que comparece à Mostra Brasília, na qual os filmes são exibidos, compõe o júri popular, que também elege o melhor longa e o melhor curta.
Este ano, a comissão julgadora é composta por Alice Stefânia, Bertrand Lira e Ewerton Belico. Atriz, diretora e pesquisadora de teatro, Stefânia, com mais de 35 anos de trajetória artística, tem participado de espetáculos, performances e filmes. É também professora da Universidade de Brasília.
Diretor de documentários, crítico de cinema, professor e pesquisador, autor de livros sobre a temática, recentemente, Bertrand Lira participou do júri de longas-metragens documentais no Festival de Gramado. Anteriormente, já integrou a comissão de seleção do Festival de Brasília.

“É uma honra muito grande participar do júri que escolherá filmes, profissionais e artistas que receberão o Troféu Câmara Legislativa. Além disso, estou ansioso para assistir à produção do DF”, afirma Bertrand, que reside em João Pessoa e é irmão dos atores Soia Lira (Central do Brasil), Buda Lira (Bacurau) e Nanego Lira (das novelas Mar do Sertão e No Rancho Fundo).

De Minas Gerais, virá o terceiro integrante da comissão julgadora: Ewerton Belico. Curador, roteirista, educador e diretor de cinema, integra a Associação Filmes de Quintal, responsável pelo forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – de Belo Horizonte. Entre seus trabalhos, estão a codireção de Baixo Centro e Vira a volta que faz o nó.
Comissão de Seleção
A seleção dos filmes inscritos para concorrer ao 27º Troféu Câmara Legislativa foi realizada por uma comissão composta por: Glaucia Rabelo Veloso (atriz, historiadora, professora e pesquisadora), Juliana Araujo Cruvinel (especialista em cinema documentário, pesquisadora, cineasta), Nicolau Araújo (diretor, roteirista, produtor e preservador de cinema), Letícia Bispo (cineasta, crítica, pesquisadora e curadora) e Renan Montenegro (roteirista, diretor e produtor audiovisual).
Fonte: Agência CLDF