Protetor da população do Recanto das Emas e de Água Quente, o 27º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPM-PMDF) foi homenageado pela Câmara Legislativa, em sessão solene nesta quarta-feira (5). A iniciativa foi do deputado Jorge Vianna (PSD), que destacou os resultados da equipe.
O batalhão dobrou o número de armas apreendidas entre janeiro e setembro de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Tal feito “colocou o 27º Batalhão entre os que mais retiraram armas de fogo das ruas do Distrito Federal”, ressaltou o parlamentar.
Vianna também exaltou outras conquistas do batalhão nesse mesmo período, como a queda de 33% dos furtos a residências, de 29% dos furtos em veículos, de 28% dos estupros e 27% dos roubos a pedestres.
“Por trás de cada estatística dessa, há pessoas reais que estão mais seguras: pais, mães, filhos, filhas, avós, avôs, que puderam viver suas vidas em paz no local onde moram, estudam e trabalham, sem se tornarem vítimas do crime que tanto assusta nossas famílias”, refletiu o deputado.
A atuação dos policiais também foi elogiada pela administradora da região administrativa de Água Quente, Lúcia Gomes. O local é atendido pelo 6º Comando de Policiamento Regional (CPR), do qual o 27º BPM faz parte.
“A população está muito feliz com o 6º Comando. Hoje a cidade realmente está com mais segurança. Os moradores de Água Quente estão sentindo a presença da polícia dentro da cidade”, avaliou a administradora.
O tenente-coronel Giuliano Ribeiro representou o comandante do 6º CPR, coronel Carlos Pereira, e agradeceu pela homenagem da Câmara Legislativa. “Esse reconhecimento é o combustível que nos faz dar continuidade”, afirmou Ribeiro.

Ele ressaltou que “o 27º Batalhão tem desenvolvido um ótimo trabalho” e que o 6º Comando como um todo — que abrange as regiões Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Água Quente — tem sido elogiado pela Secretaria de Segurança Pública pela “diminuição expressiva em vários índices criminais”.
“Nós trabalhamos de forma estratégica, planejada e inteligente. Não há mérito no cumprimento do dever, mas ser valorizado e reconhecido nos mostra que estamos no caminho certo”, disse o soldado do 27º BPM Wesley dos Santos.
Ao final da solenidade, foram entregues moções de louvor aos presentes. O deputado Jorge Vianna também registrou uma moção de louvor em memória do policial do 27º BPM Yago Monteiro Fidelis, que faleceu em serviço em 2024.

Além disso, o parlamentar fez uma defesa da Operação Contenção, realizada na semana passada no Rio de Janeiro, e pediu um minuto de silêncio pelos quatro policiais mortos no confronto.
As fotos da sessão solene estão disponíveis no banco de imagens da Agência CLDF (acesse aqui). O evento completo pode ser assistido no YouTube da TV Câmara Distrital.
Fonte: Agência CLDF

