19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioPolíticaCLDFCâmara Legislativa homenageia Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha

Câmara Legislativa homenageia Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha

Publicado em

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil foi homenageado na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão solene desta quarta-feira (9) celebrou os 217 anos da instituição. Os participantes do evento destacaram fatos históricos e operações recentes do CFN. Na ocasião, também foram entregues moções de louvor.

“Nós respeitamos e entendemos a importância da Marinha do Brasil e dos nossos fuzileiros. Estamos dizendo para cada um de vocês: os senhores e senhoras são importantes no processo de construção de uma sociedade cada vez mais justa, de uma cidade cada vez melhor, de um país soberano, onde temos orgulho de viver e de criar os nossos filhos”, afirmou o deputado Roosevelt (PL), autor da solenidade.

 

Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Ele elogiou a disciplina e o comprometimento dos fuzileiros, e ressaltou a cooperação entre Corpo de Bombeiros e Marinha. “Eu sou subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros e tive a oportunidade de trabalhar na área de mergulho de resgate. Os nossos primeiros mergulhadores foram formados pela Marinha do Brasil, no ano em que eu nasci, em 1974”, lembrou.

“O Corpo de Fuzileiros Navais cumpre um papel de integração da Marinha com a sociedade brasileira. Ele atua tanto em operações militares reais quanto em operações de atenção social, chamadas de atividades benignas”, destacou o comandante da Estação de Rádio da Marinha em Brasília, capitão de fragata Cledson Augusto Soares. Ele citou a participação dos fuzileiros navais nas operações “Taquari” no Rio Grande Sul (apoio ao estado que foi atingido por intensas chuvas), “Acolhida” (ação humanitária com imigrantes venezuelanos) e “Ágata” (fiscalização de fronteiras brasileiras), em conjunto com outras forças armadas e de segurança pública, entre outros órgãos governamentais

História

No dia 7 de março de 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil acompanhada e protegida pela Brigada Real da Marinha. Por isso, a data foi escolhida como aniversário do CFN. Esses foi um dos fatos históricos lembrados pelo subchefe de organização do Estado-Maior da Armada, o contra-almirante Alexandre Vasconcelos Tonini.

Outro momento histórico citado por Tonini foi a operação Alvorada, uma marcha a pé do Rio de Janeiro até Brasília. Um contingente de 124 militares, composto principalmente por fuzileiros navais e alguns marinheiros, levou uma mensagem oficial do ministro da Marinha ao presidente da República Juscelino Kubitscheck. “A mensagem externava a fé e a esperança no destino do povo brasileiro”, ressaltou o contra-almirante. O destacamento percorreu 1.221 quilômetros, entre os dias 27 de março e 18 de abril de 1960. “Desde então, os fuzileiros navais têm atuado como guardiões do planalto central, defendendo diuturnamente a nossa região capital”, afirmou Tonini.

 

Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

O militar também mencionou a história recente do CFN. “No último ano, os fuzileiros navais estiveram presentes em todo o país, apoiando as ações do Estado: socorreram a população do Rio Grande do Sul, combateram incêndios no Pantanal, atuaram nas terras indígenas Yanomami, no desabamento da ponte entre o Maranhão e o Tocantins, nas operações de Garantia da Lei e da Ordem nos portos e águas do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, bem como no G20”, citou

Participação feminina

A entrada de mulheres no CFN também foi destacada pelo contra-almirante Tonini. “O último ano foi também de grande sucesso na integração das mulheres. Formamos duas turmas, superando as expectativas no árduo e rigoroso treinamento. Hoje são 231 mulheres fuzileiras navais, demonstrando aptidão e competência em todas as regiões do país”, elogiou.

A soldada Natália Silva, 21 anos, fez parte da primeira turma de mulheres fuzileiras navais, de 2024. “Eu tenho um sentimento de superação e de dever cumprido por ter conseguido passar por todos os obstáculos. O curso de formação é bem difícil. Eu me tornei uma pessoa mais forte e mais responsável”, avaliou a fuzileira naval.

 

Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Ela foi umas das homenageadas com a moção de louvor da Câmara Legislativa do DF. “As moções foram aprovadas por unanimidade pelos deputados distritais. Elas representam o respeito da população de Brasília pelos fuzileiros navais”, ressaltou o deputado Roosevelt. Na sessão solene, 24 pessoas receberam a homenagem. O evento completo pode ser assistido no canal do Youtube da TV Câmara Distrital.

Fonte: Agência CLDF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar