21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaO Projeto Gama Cultural vai agitar a cultura da cidade

O Projeto Gama Cultural vai agitar a cultura da cidade

Publicado em

O Gama Cultural será iniciado na sexta-feira, 24 de maio, às 8h30, na praça da Administração Regional do Gama com “O Gama Faz Bonito”.

Começando na sexta (24/5) e terminando no segundo semestre de 2024, o projeto Gama Cultural realizará quatro eventos: “O Gama Faz Bonito”, o “Festival de Cultura Popular do Gama”, a “Feira Cultural do Gama” e o“Festineco Festival de Teatro de Bonecos do Gama” décima primeira edição.Tudo aberto e gratuito. O Gama Cultural será realizado por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF.

O Gama Cultural será iniciado a sexta-feira, 24 de maio, às 8h30, na praça da Administração Regional do Gama com a ação cultural voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil, “O Gama Faz Bonito”.

Marco Augusto de Rezende, da Voar Arte para a Infância e Juventude, proponente do projeto, explica que “O Gama Faz Bonito” visa promover a conscientização, prevenção e apoio às vítimas dessas práticas prejudiciais à nossa sociedade, por meio de ações culturais em escolas.
“Serão realizadas uma apresentação musical, uma apresentação teatral, mais 35 contações de história, totalizando 37 apresentações no evento. Depois da ação de início no dia 24 de maio, serão realizadas 34 contações de histórias,  em 17 escolas públicas do Gama (duas por escola) de 27 de maio a 11 de junho de 2024”, diz Marco Augusto, que também é diretor teatral e bonequeiro.

Acessibilidade- O projeto primou pela questão da acessibilidade com várias iniciativas. Dentre elas, destacamos que a programação contará com intérpretes de Libras em 36 apresentações artísticas para garantir que pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam compreender o conteúdo. Para performances visuais, como dança ou teatro, o projeto fornecerá audiodescrição detalhada para pessoas com deficiência visual, descrevendo cenários, movimentos e expressões faciais com 21 diárias de serviço especializado com equipamento de radiotransmissão. Também foram utilizadas fontes de tamanho adequado e cores de alto contraste em materiais impressos e digitais e serão disponibilizados assentos reservados próximos ao palco para pessoas com deficiência visual ou auditiva, bem como para aqueles que necessitam de espaço adicional para acomodar cadeiras de rodas.

Marco Augusto afirma que no Projeto Gama Cultural, busca-se promover a inclusão profissional ao considerar a contratação de artistas, produtores culturais e outros colaboradores com deficiência, possibilitando o direito ao trabalho para profissionais da cultura com deficiência e promover a diversidade na equipe.

“Além disso, o projeto visa promover a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de colaboração e representação por meio da participação plena em todas as etapas do projeto”, pontuou o fundador da Voar.

 Projeto Gama Cultural –  Consiste em um conjunto de atividades culturais gratuitas para a população do Gama no decorrer do ano de 2024, com os seguintes eventos: “O Gama Faz Bonito”, ação cultural voltada para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; “Festival de Cultura popular do Gama” para valorizar a nossa cultura popular que desempenha um papel fundamental na identidade e na diversidade cultural do Distrito Federal; “Feira Cultural do Gama” quarta edição, que vai ampliar as programações artístico-culturais na cidade;“Festineco Festival de Teatro de Bonecos do Gama”, décima primeira edição, ação baseada na vocação cultural da cidade com apresentações de grupos locais.

Voar Arte para Infância e Juventude-  Proponente do projeto e sediada no Gama, teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório.

 

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar